Gestão Estratégica de Finanças
Por: nayaralee • 21/9/2017 • Resenha • 734 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
IEC PUC Minas - Pós-Graduação Lato Sensu
MBA em Gestão Estratégica de Finanças
Disciplina: Orçamento Empresarial
Professor: Fábio Antônio de Andrade
Aluna: Nayara Christina Ferreira Macieira
Resenha: Activity-based budgeting: uma análise dos aspectos diferenciais
NOGUEIRA, A. et al. Activity-based budgeting: uma análise dos aspectos diferenciais. FUCAPE – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Brasil.
Novas mudanças tem ocorrido devido o surgimento de novas tecnologias. Mudanças em sistemas de planejamento e controle, como nas ferramentas e técnicas aplicadas que ajudam de forma concreta aos gestores em sua tomada de decisões, como apoio no estabelecimento de geração e consumo de recursos, bem como na geração de resultados nas empresas levando isto para estarem constantemente repensando suas estratégias; sendo o orçamento um valioso instrumento para garantir a eficácia do controle gerencial das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte.
O artigo Activity-based budgeting: uma análise dos aspectos diferenciais, põe em discussão duas gerações de técnicas orçamentais, representadas pelo orçamento tradicional e a ABB. O objetivo é analisar os métodos utilizados nas previsões empresariais que se estruturam nos sistemas e as significativas mudanças de um método para o outro. Por um lado está o orçamento tradicional que tem uma visão de alcance de objetivos restritos ao controle de custos, mediante a utilização de métodos pouco complexos com limitada capacidade de propiciar análises de desempenho e de baixa contribuição no fornecimento de informações úteis a tomada de decisões. Uma das características dos orçamentos elaborados mediante utilização do método tradicional é o controle, tal controle que pode ser feito com duas diferentes finalidades, uma na intenção de simplesmente direcionar para que as coisas aconteçam conforme planejado e a outra visando a redução de custos e despesas como forma de alcançar melhor desempenho, mas o ponto crítico no orçamento tradicional é a utilização da base de dados do sistema contábil, pois o método tradicional utiliza a base de dados do sistema contábil da empresa para obtenção de informações a serem aproveitadas na elaboração das previsões de valores futuros, e o risco é que caso a contabilidade não seja estruturada mediante utilização de um plano de contas adequado para a sua atividades ou os registros sejam imprecisos e inconsistentes, certamente as informações delas extraídas perderão , de forma significantes, seus valores preditivos.
O método de orçamento tradicional possui disfunções e baseado nelas é que surge a necessidade de promover aperfeiçoamentos em seu processo de elaboração e acompanhamento, ou mesmo, numa postura mais radical, abandoná-lo, por completo. Dentro deste contexto, encontra-se o ABB, uma ferramenta que enfoca as atividades e as relações existentes entre elas na busca do alcance das metas estratégicas e operacionais, estimando o volume dos objetos de custo, atividades e processos de negócio, permitindo identificar os recursos e a aloca-los, como de pessoal, tecnologia, ativos, etc.
...