Gestão de Operações
Tese: Gestão de Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ovea • 23/11/2014 • Tese • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 294 Visualizações
Capítulo 09
Administração de operações
A área de operações é o núcleo central de uma organização, ela é responsável por materializar por meio da gestão de processo de transformação de insumos e recursos em produtos e serviços concretos, as necessidades e desejos dos clientes. É necessário um alinhamento da função de operações com o objetivo estratégico da organização.
A administração de operações é a área da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação que converte os insumos e recursos em produtos.
O processo de transformação é o núcleo centra da organização e envolve todas as atividades para transformar insumos em produtos e serviços. É um processo transversal que flui por toda a organização.
A administração de operações é desempenhada pelo gerente de operações.
Compete ao gerente de operações: formular uma estratégia de operações coerente com os objetivos estratégico da organização.
As atividades relacionadas com o planejamento e controle das operações assumem maior destaque para a administração de operações.
A importância da administração de operações é necessária para gerenciar as atividades de seu processo de transformação. Isso é válido para as organizações que prestam serviços, para empresas industriais que produzem bens físicos.
O caráter da administração de operações faz com que ela assuma um papel central no desenvolvimento de todas as atividades organizacionais.
A administração de operações tem o papel estratégico no desempenho competitivo da organização. Por meio da melhoria de produtividade, eficiência, qualidade dos produtos e serviços, a administração de operações permite que as empresas agreguem valor e atendam às prioridades competitivas de seus clientes.
A melhoria da produtividade e da eficiência influencia positivamente na organização e na competitividade de uns pais.
Toda organização é responsável por produzir algo mesmo que o resultado dessa produção não seja tão visível e tangível.
A administração de operações engloba, portanto, os processos presentes em todas as organizações de serviços ou produto. O denominador comum de todas as organizações é o processo de transformação encontrado na base da administração de operações. A natureza de bens produzidos, difere uma organização da outra.
As diferenças entre as organizações de manufatura e de serviços não se reduzem apenas à natureza dos bens produzidos. Nas organizações de manufatura é visível e os bens podem ser armazenados e consumidos posteriormente. Nas organizações de serviço é difícil de visualizar, os serviços produzidos não podem ser armazenados e demandam a participação do consumidor.
O sistema de operações de uma organização inclui três componentes: os insumos, o processo de transformação e as saídas.
O processo de planejamento das operações consiste na decisão acerca dos produtos ou serviços que a organização deve produzir. É uma decisão que afetará a atratividade dos produtos e serviços para os clientes e os custos e recursos necessários para sua produção. Os produtos e serviços são o principal contato dos consumidores com a empresa, sua produção possui diversas implicações na organização.
Planejamento de capacidade de produção está estreitamente relacionado com as expectativas da demanda futura da empresa. Através desse planejamento a empresa antecipa como reagirá a demanda futura do produto e serviço.
A qualidade dos bens e serviços produzido pode diminuir, caso a empresa opte por contratar mão de obra temporária e pouco treinada par lidar com o aumento de demanda. O gerente de operações deve considerar esses impactos com relação a produção.
As empresas podem adotar três estratégias de capacidade para lidar com flutuações de demanda, são elas: estratégias de antecipação, estratégia de reação e estratégia de acompanhamento.
O Planejamento da localização é o processo que envolve a escolha da localização geográfica das instalações de uma organização. É a decisão mais importante do planejamento das operações, o pode exercer grande impacto na lucratividade da empresa, corresponde a posição geográfica da empresa com relação aos recursos dos quais depende, humano, tecnológico e matérias, fornecedores, distribuidores, mercado e cliente. É uma decisão complexa, envolve questões como custo em geral, a proximidade de mercado, infraestrutura da região entre outros.
Selecionar a localização consiste em uma análise de custo-benefício, levando em conta critérios quantitativos, referentes aos custos mensuráveis e critérios qualitativos. Cabe ao gerente de operação levantarem custos e avaliarem o impacto e a importância de cada critério, fazendo uma análise ponderada que resulte na identificação da melhor localização para as instalações.
O planejamento do processo de produção consiste em determinar quais são os métodos ou técnicas de produção adequado para as operações de uma organização. O mesmo depende do volume e variedade dos produtos e serviços produzidos. Na organização de manufatura, é possível distinguir os seguintes tipos de processo de produção, são eles: produção por projeto, produção artesanal, produção por lotes, produção em massa e produção contínua.
O Planejamento do arranjo físico – layout é o processo envolve decisões sobre como organizar espacialmente as instalações e concretamente o posionamento e a localização de maquinas e equipamentos, estações de trabalho, área de atendimento ao cliente, area de armazenagem de materiais, banheiros, refeitórios, escritório, sala de reunião, definição dos padroes de fluxo de materiais, informações e de pessoas nas instalações.
O principal objetivo do planejamento do layout é permitir aos trabalhadores e equipamentos operem de maneira eficiente e eficaz, minimizando o desperdício tornando o arrajo físico
...