Gestão do Conhecimento (GC)
Artigo: Gestão do Conhecimento (GC). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roseane2014 • 28/10/2014 • Artigo • 400 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
A Gestão do Conhecimento (GC), representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas à promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade. Praticada de forma consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. O atual ambiente competitivo tem motivado as organizações a buscarem diferenciais para obter vantagens competitivas. Este é um dos motivos pelos quais a Gestão do Conhecimento vem ganhando espaço como estratégia fundamental para a importância das organizações rumo ao sucesso.
Nos primeiros anos da administração científica, o homem era considerado uma peça de uma máquina que acelerava a produção. Naquele tempo o conhecimento a respeito dos negócios, dos processos produtivos e das competências necessárias à operacionalização da empresa estava centrado na alta cúpula. O foco voltava-se para as buscas tecnológicas, sempre baseadas em um melhoramento de maquinários. A partir da Teoria das Relações Humanas, experiência dos estudos de Hawthorne, as empresas e mesmo os estudiosos da administração cientifica passaram a percebe que o homem, bem comandado, aprimoraria o processo de produção.
Quel acredita que “enquanto a tecnologia partia para renovação e inovação em um ritmo rápido, o homem não estava conseguindo acompanhar por falta de formação adequada, resultando em um déficit considerável de mão-de-obra qualificada”. No entanto, as empresas como forma de competição usavam aplicação interna de tecnologia tanto chamadas tecnologias de processos, quanto de tecnologias de produção e de comunicações, as empresas agora buscam outros mecanismos de competição e capacitação.
Buscando um modelo de substituição relativa à mão-de-obra barata pela gestão do conhecimento, as organizações passam necessariamente pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo, também pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas. A Gestão do Conhecimento é um processo estratégico contínuo e dinâmico que procura gerar um capital intangível na empresa. A partir disso pode-se afirmar que o conhecimento aumenta a flexibilidade organizacional e promove maior capacidade de inovação o que vem a fazer um diferencial no futuro organizacional. Apenas ter esse conhecimento não é garantia de avanço, também é necessário ter uma visão empreendedora do que se pretende alcançar.
...