Gestão do Conhecimento no Hospital das Clínicas de Porto Alegre
Por: ThaisCorteletti • 7/10/2018 • Trabalho acadêmico • 935 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
Aluno: Thais Cristina Corteletti de Moraes Pena
Matricula: 16.2.6271
Polo: Barão de Cocais
As questões abaixo estão relacionadas com o capítulo 2, especificamente com a implantação da Gestão do Conhecimento no Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
QUESTÕES.
- Onde ocorreu o processo de gestão do conhecimento, quando e qual o objetivo? O que se espera com a implantação desse processo?
A experiência de implementação de PAs no HCPA foi premiada em 2002 no 7o Concurso de Inovação na Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) (POLANCZYK et al., 2002). O resultado esperado com a utilização dos PAs é “melhorar os desfechos clínicos e permitir que mais pacientes beneficiem-se do conhecimento científico sobre as melhores práticas disponíveis” (POLANCZYK et al. 2002). o HCPA assegurou a utilização da GC para melhorar processos, produtos e serviços por meio da adoção de práticas inovadoras de tratamento de patologias.
- O que é Protocolo Assistencial?
Protocolos Assistenciais (PA) são consideradas formas estruturadas de suporte do manejo clínico que incluem a definição de objetivos terapêuticos e uma seqüência temporal de cuidados e estratégias diagnósticas e terapêuticas definidas. A adoção de protocolos também proporciona uma situação adequada para coletar dados no manejo - de forma que a equipe perceba quantos, quando e por que os pacientes não seguem um curso esperado durante suas internações - e diminui a sobrecarga na documentação médica e de enfermagem.
- Qual o interesse específico do hospital que gerou a aplicação da GC do conhecimento?
Identificação, criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento.
- Qual o resultado da implantação da GC no hospital?
A experiência de implementação dos PAs no HCPA mostra como a GC pode beneficiar o indivíduo, isto é, o servidor ou gestor público, as equipes de trabalho, as organizações públicas e a sociedade de uma maneira geral. O servidor público que participa das iniciativas de GC amplia seus conhecimentos e habilidades. Isso acontece em função do aprendizado e da inovação que ocorrem nos processos de GC. Por meio dos processos de GC, o servidor público pode assumir atitudes positivas em relação à aprendizagem e adotar importantes valores éticos e morais.
A implementação dos PAs resultou na melhoria dos processos internos de tratamento de doenças, contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais (no tratamento de patologias importantes) do corpo clínico. Além disso, a informatização dos PAs é um exemplo de estratégia inovadora para aumentar a adesão dos profissionais do hospital aos prontuários. Finalmente, a capacidade social é a soma do conhecimento de indivíduos, equipes e organizações. A melhoria da capacidade de indivíduos, equipes do corpo clínico e do HCPA resultou no aumento da capacidade da sociedade rio-grandense de tratar as patologias contempladas por prontuários assistenciais. Com a implementação dos PAs, o HCPA assegurou a utilização da GC para melhorar processos, produtos e serviços por meio da adoção de práticas inovadoras de tratamento de patologias.
- De que forma a tecnologia contribui para o sucesso da implantação da gestão do conhecimento no hospital? Qual a restrição imposta pelo processo de modo que não possibilitou a todos os conhecimentos produzidos?
Graças aos PAs o conhecimento sobre como tratar as 15 patologias deixou de ser individual e por meio do processo de compartilhamento passou a ser organizacional. Além disso, a informatização dos PAs facilitou o acesso do corpo clínico ao conjunto de conhecimentos e, consequentemente, contribuiu para aumentar a adesão dos profissionais do hospital aos PAs. A informatização dos PAs, na verdade, ocorreu após a avaliação da sua implementação e foi uma estratégia de adesão às melhores práticas clínicas no HCPA. Foi graças à informatização que o hospital conseguiu ampliar a adesão dos profissionais de saúde aos PAs.
...