Gestão do conhecimento
Tese: Gestão do conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mailara • 20/10/2014 • Tese • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
– Gestão do Conhecimento.
Nos tempos atuais ouvimos muito falar que conhecimento é a mina de ouro mais valiosa do mercado e entramos na era do conhecimento ou era da informação.
Ser uma pessoa informada não significa ser inteligente, pois não adianta ter muita informação e não conseguir compreendê-la. Quando se consegue compreender a informação, pode se obter com ela o conhecimento, por exemplo:
Uma menina britânica conseguiu salvar varias pessoas de um tsunami, pois aprendeu na escola que quando a onda faz um barulho diferente é para ficar em alerta, pois algo está acontecendo.
Porém nem todas as pessoas conseguem transformar a informação em conhecimento ou o conhecimento em informação. Existem varias formas de conhecimento, mas as que se falam mais é o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Gestão do conhecimento é a experiência que as pessoas adquiriram em determinadas situações ou até mesmo no seu dia-a-dia, sendo individuais ou coletivas. Gestão do conhecimento não trata apenas de gestão dos ativos de conhecimento, mas também da gestão dos processos que atuam sobre estes ativos. Estes processos incluem: desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimentos.
Gestão do conhecimento serve para o crescimento pessoal quanto profissional, dentro ou fora da empresa. Nos tempos atuais as empresas estão cada vez mais retendo o seu funcionário que tem o conhecimento, pois é ele que passará o que sabe para os funcionários mais novos. Porém não é o conhecimento por si só que faz a empresa ficar mais competitiva e sim o gerenciamento dele que faz a diferença.
Partindo do pressuposto de que o sucesso de uma empresa está baseado em sua capacidade de criar e transferir conhecimento de forma mais eficaz que seus competidores, entenderem os mecanismos pelos quais o conhecimento pode ser criado e transferido na empresa é ponto de partida para um resultado superior. (Oliveira Jr. 2001, p 121 -156).
Existem dois tipos de conhecimento (Cruz, 2002), tácito e explicito: o conhecimento tácito é o que temos dentro de nós mesmo, com o aprendizado e experiência que desenvolvemos por toda a vida. O conhecimento explícito é aquele que conseguimos com apenas orientação ou em forma de desenhar ensinar ou explicar para as pessoas o que sabemos.
O conhecimento tácito é aquele que nós possuímos dentro de nós mesmos, fruto do aprendizado e da experiência que desenvolvemos ao longo de nossa vida. O conhecimento explícito é aquele que externamos formalmente ou não. (Cruz, 2002, p 262).
É nesse sentido que se toma condenável falar em transferência de conhecimento no sentido puro, visto que se ignoraria o processo em que sucede as relações de troca, assim como a existência de resistências e impedimentos, peculiares à subjetividade do indivíduo. E ainda, anularia o princípio piagetiano de que todo conhecimento provém de trocas dialéticas entre o ser e o meio (WOOLFOLK, 2000)
CAPITAL INTELECTUAL
Para Stewart (1998, p.13),
Capital intelectual é a soma dos conhecimentos de todos em uma empresa o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais empresários e contadores estão familiarizados – propriedade, fábrica, equipamentos, dinheiro – constituem a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode ser utilizada para gerar riqueza.
O capital intelectual é intangível, é a soma do trabalho de uma equipe, é a experiência e o conhecimento que se aprende ao longo da vida e no dia a dia que pode ser utilizado para gerar riquezas.
Para valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos de demais profissionais e atletas devemos saber quais as suas competência e necessidades para desenvolver cada uma delas.
É muito importante que tenha um lugar apropriado, limpo, com segurança, com todos os equipamentos e uniformes em ordem para o melhor desempenho da equipe, mantendo a concentração dos atletas que é indispensável.
Para cada treino realizado observar os atletas, não só dentro da equipe como também individualmente para que poça ser trabalhado sua habilidade e sua necessidade de cada atleta, sendo assim o técnico saberá como motivar não só apenas a equipe, como todos os atletas que a compõe.
Após o termino de cada treinamento, os atletas tem 2 horas para descanso, depois os treinadores e equipes tem uma sala reservada para poder conversar e cada um expor suas ideias e suas opiniões sobre o que precisa melhorar e onde reforçar as habilidades dentro da equipe e assim transforma conhecimento tácito em conhecimento explicito.
2. nos tempos atuais, a organização deve saber transformar informação em conhecimentos
...