Gestão dos conflitos laborais entre os trabalhadores na empresa Cervejas de Moçambique
Por: gomeszita • 14/7/2017 • Trabalho acadêmico • 3.442 Palavras (14 Páginas) • 741 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recrutamento e Selecção como ferramenta de Desenvolvimento Institucional – Caso do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (2010-2013)
Monografia apresentada em cumprimento parcial dos requisitos exigidos para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Econômicas e Sociais com orientação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Técnica de Moçambique
Iracema Pinto
Maputo, 2017
Recrutamento e Selecção como ferramenta de Desenvolvimento Institucional – Caso do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (2010-2013)
Monografia apresentada em cumprimento parcial dos requisitos exigidos para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Econômicas e Sociais com orientação em Gestão de Recursos Humanos na
Universidade Técnica de Moçambique
Iracema Pinto
LICENCIATURA ORIENTADA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS
Tutora: Mestre Manuel Tiano
Maputo, Maio de 2017
O JÚRI:
O Presidente O Tutor O Argente Data
_____________ _____________ _____________ ____/____/____
- Indice
1 Introdução 1
1.1 Formulação do Problema 2
1.2 Questões de Pesquisa 3
1.3 Justificativa 3
1.4 Hipótese 4
1.5 Objectivos Geral 4
1.5.1 Objectivos Específicos 4
1.6 Metodologia de trabalho 4
2 Revisão da literatura 6
2.1 Quadro conceptual e teórico 6
2.1.1 Quadro Conceptual 7
2.1.2 Selecção 8
2.1.3 Recursos Humanos 8
3 Cronograma de actividades 9
4 Orçamento 9
5 Estrutura (provisoria) da Monografia 10
6 Bibliografia 11
Introdução
A actual realidade organizacional tem passado por diversas mudanças: O cenário político, económico e social se alterou muito, desde que o processo de globalização teve inicio as tecnologias se difundiram. A nova configuração mundial fez com que as organizações precisassem alterar seu funcionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos da sua gestão que antes eram praticamente ignorados. Um desses aspectos é o factor humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independentemente do ramo em que actua e do seu porte, procurem formas de se tornar mais competitiva, é por meios dos Recursos Humanos de que a organização dispõe. Agregar talentos à sua equipa de funcionários é uma forma de fazer com que a organização aumente e melhore a sua performance diante o mercado que actua.
A função da administração é o de estabelecimento de objectivos e prioridades, desenho de planos operacionais, sabemos também, que a área de administração é por demais vasta, para o presente trabalho focamo-nos à gestão de Recursos Humanos, isto é gestão das componentes externas, entendido como sendo a área de interesse sobre a organização da função de pessoal (Rocha 2011), é nesta actividade onde são traçadas e realizadas o estabelecimento de estruturas e processos e ainda o recrutamento e selecção das pessoas adequadas às funções. Tanto a gestão Pública assim como a Gestão Privada de pessoal têm um denominador comum, neste caso o pessoal, para que possam prosseguir aos objectivos macros da organização.
A concorrência entre as organizações faz com que os gestores optem pela inovação, qualidade, credibilidade de Recursos Humanos, capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado. Por foças dessas variáveis listadas acima, os gestores mudaram muito as suas formas de recrutar e seleccionar os recursos humanos. Processo de recrutamento e selecção é de suma importância para o sucesso das organizações, visto que é através destes que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo.
Quando surge a necessidade de realizar recrutamento de pessoas é necessário verificar qual a maneira mais viável de desempenhar esse processo, ou seja, os meios mais apropriados para alcançar tal objectivo. Assim o responsável pela condução do recrutamento pode optar realiza-lo com as pessoas que já fazem parte da empresa, o que configura um recrutamento interno, ou procura-las no mercado de trabalho ou em fontes específicas para o preenchimento do cargo, configurando assim o recrutamento externo.
A busca por profissionais preparados é o desafio do recrutamento e da selecção. A acertada escolha de um candidato para ocupar um cargo na empresa pode ser o diferencial na composição do quadro de funcionários de empresas que buscam se destacar no mercado de trabalho.
Por esta razão, o processo de recrutamento e selecção é de suma importância para o sucesso das organizações, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo.
Formulação do Problema
Actualmente é de suma importância que as organizações tenham uma preocupação em procurar por pessoas eficazes e dinâmicas, capazes de aumentar a competitividades e as perspectivas da organização. Portanto, a maneira como essas pessoas chegam e se introduzem na organização é de extrema importância para que a organização consiga sucesso.
...