Globalização AVA NUCLEO COMUM
Por: thalesjessica • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 459 Visualizações
Introdução:
Com o intuito de realizar a atividade de autodesenvolvimento da disciplina de Desenvolvimento econômico, de acordo com as etapas estabelecidas, este trabalho propõe através de pesquisas e argumentos críticos, captar e obter entendimento da ação da Globalização na economia, política e cultura das nações.
Outro objetivo a ser alcançado no decorrer deste trabalho é entender o termo “ outsoucing” que é de grande importância para as organizações. Enfim, um dos objetivos principais do trabalho é entender como foi o processo de adaptação da globalização na empresa: Mc Donald’s.
Passo 1:
Pode-se dizer que a globalização é um agrupamento de modificações desde a política e economia do mundo, com início no século XX. Este acontecimento fez com que o mundo se relacionasse de tal forma tornando-se a chamada “Aldeia Global”.As empresas multinacionais passaram a apoderar-se de novos mercados, especialmente nos países que tinham acabado de sair do socialismo.
Os fundos tecnológicos estavam sendo cada vez mais empregado aos valores que poderiam ser mais acessíveis, e também a comunicação entre contatos comerciais que deveriam acontecer de forma ágil para hostilizar a concorrência. É nestas circunstancias que entra o uso da internet, dos meios de comunicação por intermédio de satélite.
A procura por mercadorias com valores mais “em conta” dava-se o trabalho para que as indústrias fossem em busca de energia, mão-de-obra e matéria prima em países que fossem mais baratos. Todo esse processo auxiliava as relações econômicas, casas de câmbio e bancos de maneira breve e hábil, facilitando na hora de realizar movimentações de capital.
A cada dia, a população sente a necessidade de novos recursos em se tratando de comunicação com pessoas em outros países, conhecer novas culturas. Hoje em dia os computadores e televisão, transmitem princípios que idealizamos como a “Aldeia Global”. Podemos mencionar a língua inglesa pois esta é considerada o idioma universal e prevalecente forma de comunicação em todo o universo.
Passo 2:
A contribuição de mão de obra externa dentro da organização é conhecida nos dias atuais como Outsourcing, que traduzido do inglês significa “fonte de fora”. Conhecemos como terceirização, que se trata da ação de uma empresa para obter mão-de-obra fora. O fenômeno Outsourcing abrange o um método de recursos externos para executar atividades que antes era usualmente elaborado por auxiliares internos com o propósito de obter proveitos.
As organizações viram no outsourcing, uma forma de se conservarem mais competitivas e ser um instrumento para fechamento de negócios eficazes assegurando o ganho para a empresa. A terceirização coopera para a constituição do mercado de trabalho, renovando e conciliando competência ao processo produtivo, eleva a competitividade das empresas nacionais, em vista aos oponentes internacionais.
Existem inúmeros benefícios que a terceirização traz, dentre eles podemos destacar a renovação de tecnológica sem se preocupar com desembolsos para investir, é maior a qualidade aos serviços estabelecidos e produtos finais da empresa, é ágil a decisão em meio aos assuntos administrativos da empresa e simplificação da produção. Esses são alguns dos benefícios que a terceirização traz.
Todavia, em meio a benefícios existem fatores inibidores também, alguns deles como a mão-de-obra empregada, pois nem sempre há um bom tem entendimento sobre o produto ou serviço e isto podem promover insuficiência no desenvolvimento das atividades. Outro efeito para com a saúde financeira das empresas são os valores dos serviços que pode parecer mais caro que realizado dentro da empresa.
A cada dia cresce o número de carteiras assinadas com a terceirização, e isto proporciona vários benefícios para a empresa em se tratando dos lucros e status da empresa em meio a sociedade, e aos trabalhadores uma oportunidade de emprego, sabendo que nos dias atuais não é muito fácil encontrar, mas com o crescimento dos trabalhos terceirizados, mudou-se este conceito.
Passo 3:
O McDonald’s é uma rede internacional de lanchonetes, conheciada mundialmente como “fast food”, sendo esta a maior rede do mundo. O mcDonald’s foi criado em 1937 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald abriram um restaurante com o sistema conhecido como Drive-in na Califórnia. Em 1940, mudou-se para outra cidade da Califórnia e abriram o resturante McDonald’s, onde garçons entregavam os pedidos dos clientes em cima de patins e esta iniciativa tornou o restaurante muito popular e lucrativo.
Em 1953, os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seu restaurante, com Neil Fox abrindo a primeira unidade franqueada. Em 1954 o vendedor de máquinas de agitar Milk-shake, Ray Kroc, ficou maravilhado ao ver a popularidade do McDonald’s e propôs aos irmãos, que vendessem suas franquias fora da Califórnia.
A única exigência dos irmãos McDobald’s, era que todos os restaurantes possuíssem a mesma aparência. A rede McDonald’s está presente no Brasil desde 1979, quando inaugurou o primeiro restaurante em Copacabana no Rio de Janeiro. Em se tratando da globalização, podemos logo citar o MCDonald’s como um grande exemplo.
...