Governança de Tecnologia da Informação
Por: elizamendes • 1/8/2019 • Projeto de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
Curso: Engenharia De Software Disciplina: TI 1 - Governança de Tecnologia da Informação (10) Aluno: Eliza de França Mendes Atividade: Tarefa 1 da unidade I e II |
Responda as questões com base na leitura da apostila, Unidade I e II
Valor total da atividade 15
- Em suas palavras, o que você entende por Governança de TI? (5 pontos)
Governança de TI é a união de boas práticas, padrões de qualidade e segurança. Levam em consideração os aspectos culturais e estruturais da empresa, gerencia os riscos, amplia o desempenho, aperfeiçoa a aplicação de recursos e reduzir os custos dos negócios. Garanti que tudo que a tecnologia da informação faz está sobre controle e alinhado às expectativas do negócio.
- Quais os objetivos da Governança de TI? (10 pontos)
Governar TI significa conciliar e compartilhar decisões, fazendo com que TI e negócio tenham uma linguagem em comum, e saibam direcionar seus esforços e atingir resultados através da organização de TI. Para isso, a Governança de TI tem como objetivo garantir controles, minimizar riscos, ampliar o desempenho, aperfeiçoar a aplicação de recursos, orientar as decisões, apoiar o crescimento acelerado (escala) e também a transformação do negócio.
Assim, temos como os objetivos da Governança de TI:
- Alinhamento de estratégia: Torna as atividades da empresa mais efetivas em prol das metas da empresa. Garante o alinhamento dos processos de negócio e da tecnologia para definir e controlar o crescimento por meio de entregas no tempo certo e da maneira correta.
- Geração de valor: A Governança de TI deve fazer o que for necessário para que o departamento custe menos à organização, encontrando formas para que atue na geração de valor.
- Administração de riscos: A GTI deve oferecer uma visão panorâmica, permitindo que a empresa antecipe riscos e minimize seus efeitos operacionais através da adoção de protocolos de governança eficientes. Eles vão orientar manutenções, atualizações e outros processos de rotina para evitar perdas no futuro.
- Avaliação da performance: Com governança de TI, cria uma metodologia de medição de desempenho que servirá para garantir a eficiência da gestão.
- Auxilia na confidencialidade: Grande parte dos dados é sigilosa, e pode representar a metodologia e o diferencial da companhia diante do mercado. A GTI protege as informações que estão sob a responsabilidade da empresa, evitando vazamentos e perda de dados.
- Ajuda na disponibilidade de informações: Com a governança de TI sendo devidamente executada, é muito mais fácil ter acesso a dados importantes sempre que necessário. Além disso, auxilia a garantir que apenas as pessoas autorizadas terão acesso a determinadas informações.
...