IDENTIFICAÇÃO DA COMPANHIA
Tese: IDENTIFICAÇÃO DA COMPANHIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alopez • 14/5/2014 • Tese • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 210 Visualizações
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Nome: Multisul Distribuidora
Setor: linha de ferragens, tintas, camping e lazer, conexões de água e esgoto, ferramentas manuais e elétricas, materiais de pintura, material elétrico, ferragens, bazar.
Porte: Micro Empresa
Cidade: Canguçu
Estado: RS
O processo utilizado pela empresa se conduz através de cotações entre marcas similares e exclusividades na distribuição de determinadas marcas.
2.2 P'S: PRODUTO
O produto que a empresa oferece é na linha de ferragens, tintas, camping e lazer, conexões de água e esgoto, ferramentas manuais e elétricas, materiais de pintura, material elétrico, ferragens, bazar e utilidade para o lar.
Produto: é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade; tem as fases de desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio;
2.3 PREÇO,
O preço é calculado na maioria das vezes a partir dos custos, mantendo-se uma margem satisfatória de lucro, porém em alguns produtos leva-se em conta o preço dos concorrentes, para se manter no mercado com preços atrativos, mas neste caso é feito um estudo sobre a rotação e viabilidade de manter estes itens no mix da empresa. Como trata-se de uma distribuidora, contamos com cinco vendedores externos, atendendo toda a região sul do estado, a entrega é feita através de caminhões próprios.
Preço: a correta formação de preços é fundamental para que exista sobrevivência e crescimento das empresas, independentemente do seu porte.
2.4 PRAÇA E PROMOÇÃO
Existe um investimento em mídia, através de promocionais mensais que são distribuídos pelos vendedores e também pelo envio de mala-direta. Estas promoções refletem de forma muito positiva, em torno de 30%, pois existe aumento da venda não apenas dos itens ofertados, mas também do restante do mix, pois estes produtos acabam abrindo pedidos, facilitando a entrada em determinados clientes.
No setor de distribuição, a empresa apenas repassa os produtos, por isso na maioria das vezes o cliente já conhece muito bem o produto e busca trabalhar com as marcas de sua preferência. Diante deste fato, a empresa busca através da expectativa do cliente trabalhar com estas marcas que são mais conhecidas e de qualidade, tentado inovar seu mix de produtos constantemente, para fim de atender o maior número de clientes.
Praça: o ponto de venda ou distribuição, incluindo todos os agentes relacionados ao produto, desde o vendedor inicial até o consumidor final.
Promoção: é o elo de comunicação entre vendedores e compradores.
3 MARKETING II
3.1 DADOS DA EMPRESA
Nome do Responsável pelas ações de Marketing: Eliézer Blank
Público alvo:
Sexo: ambos
Idade: 20 a 60
Classe social: média
Outras informações: proprietários de comércio varejista.
3.2 AÇÕES DA EMPRESA: realizadas pela empresa para estar em sintonia com os clientes.
Existe um grande cuidado com a segurança, como a empresa que atende o cliente em seu estabelecimento, os vendedores e entregadores contam com uma frota de veículos em ótimo estado, renovando-a sempre que necessário.
3.3 DIFERENCIAIS: do produto em relação aos demais concorrentes.
A inovação é o que a empresa faz para tornar-se diferente das demais, fazendo coisas novas e inteligentes que facilitem ainda mais a vida dos seus clientes. Ela vem junto com o diferencial, que é aquilo que ela tem e seus concorrentes não, ou pode ser também o que ela faz melhor do que a concorrência.
3.4 PRODUTO VERSUS EXPECTATIVA DO CLIENTE
O cliente-alvo da empresa são proprietários de lojas de material de construção, ferragens, bazar e utilidades, mercados e agropecuárias.
Através da visita ao cliente, o vendedor percebe suas necessidades, características e interesses, e assim desenha-se um perfil deste cliente, e busca atende-lo da melhor forma possível.
As características dos clientes podem estar relacionadas com o gosto, com o poder aquisitivo, com a freqüência das compras, dentre outros;
3.5 ATENDENDO A EXPECTATIVA DO CLIENTE: mudanças na estrutura e ou produtos e serviços para atender a expectativa dos clientes.
A empresa se adapta constantemente às mudanças que acontecem para melhor satisfazer os seus clientes. A estrutura é bem cuidada, nova e de bom estado.
3.6 AMBIENTE DA EMPRESA: higiene limpeza e organização do PDV (Ponto de Venda)
Já no centro de distribuição/ponto de venda fixo, os colaboradores contam com todos EPI’s necessários fornecidos pela empresa, além de contar com o programa 5S e uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA). O ambiente é limpo e organizado, possuindo regras que devem ser seguidas para uma boa convivência e um ambiente legal.
O ambiente da empresa consiste em como a empresa se apresenta aos seus clientes, sendo tanto o espaço físico como a forma de tratamento entre funcionários, dos funcionários para com os clientes, etc.
3.7 A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS
Os meios de comunicação utilizados pela empresa é a internet, site, e tele-marketing, devido a comodidade que estes meios proporcionam ao cliente, podendo realizar pedidos e orçamentos através do site e telefone
4 PESQUISA DE MERCADO
4.1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM CLIENTES - MULTISUL DISTRIBUIDORA
METODOLOGIA UTILIZADA
Esta é uma pesquisa de levantamento de campo, que segundo Gil (2008, p 55):
Caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca
...