História da companhia de Doces Avó Jandira (Doçurinha)
Trabalho acadêmico: História da companhia de Doces Avó Jandira (Doçurinha). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alcy • 23/4/2013 • Trabalho acadêmico • 2.352 Palavras (10 Páginas) • 791 Visualizações
1. INTRODUÇÃO 5
2 . DESENVOLVIMENTO 6
3. CONCLUSÃO 13
1. INTRODUÇÃO
No mundo atual que vivemos, ficou mais complexo, dinâmico e necessário fazer uma auditoria, tanto interna ou externas nas organizações, pois com esta análise podemos ter uma noção dos pontos fortes e fracos da organização em com isso corrigir e aperfeiçoar suas técnicas aplicadas.
2 . DESENVOLVIMENTO
A empresa Doces da Vovó Jandira ( Doçurinha ), surgiu de um sonho. Uma parceria de mãe e filha começou a produzir doces comuns na sua humilde cozinha de Iaciara uma cidade pequena e tranqüila do Goiás, a empresa foi fundada em janeiro de 1945, ano que decidiram regularizar a empresa, com muita vontade de vencer na vida, começaram então a contar com mais três funcionários, fabricando seus doces ainda na sua cozinha, mais sempre com um toque especial, pois não tinham sede própria.
Seus doces foram aos poucos se tornando conhecidos e assim, no boca a boca de cidade pequena sua clientela foi aumentando. Os anos passaram e a empresa Doçurinha passou a contar com mais um novo funcionário, sendo então um total de quatro colaboradores, a marca Doçurinha conquistou credibilidade através da qualidade presente em seus produtos. Essas características são os princípios dessa empresa que transforma produtos em sonhos realizados, sempre supervisionado pelas suas fundadoras da empresa Vovó Jandira e sua filha Maria que gostavam de manter a qualidade e sempre visando cuidar do meio ambiente.
Em formatos diferentes e com recheios variados, as embalagens tinham um rótulo da cor verde e com mensagens de cuidados com a natureza, com estas diversidades entre os doces se tornou um ponto alto da marca. Os bolos e as tortas, tem uma variações de recheios que compõem um leque de opções, sempre com alta qualidade de acabamento.
Portanto a Doçurinha já com os seus quatro colaboradores e ainda trabalhando num espaço físico muito pequeno e sem sede própria, resolve regularizar e contrata todos pela consolidação das leis do trabalho (CLT). Dando direito a todos a carteira de trabalho assinada, com direito a pagamento de férias, 13º salário e FGTS.
As fundadoras fizeram uma análise financeira, um balanço das suas contas e resolveram abrir uma sede própria com estrutura para atender a demanda dos pedidos de vendas dos seus doces para supermercados, mercearias e padarias da cidade local, vizinhas e até distantes, a Vovó Jandira em acordo com sua filha Maria convidaram então sua neta e filha Isabela formada em Recursos Humanos, com experiência em Gestão de Pessoas no seguimento alimentício.
Realizadas as fundadoras reuniram-se com os demais funcionários para comunicar as ótimas noticias, contando agora com sede própria e sua neta que iria organizar e administrar o RH da empresa. Todos ficaram muitos felizes.
A sede própria agora localizada no centro da cidade começaria totalmente diferente da pequena cozinha, pois iriam precisar de mais funcionários, começariam então a fazer um recrutamento e Seleção de Pessoal, para garantir a qualidade e o bom atendimento para os clientes. Elaborarão os anúncios em jornais, portais e sites. Pois precisam encontrar funcionários qualificados e dedicados, temos hoje em dia um mercado muito competitivo e se quisermos sobreviver ao longo do tempo temos que fazer a diferença cada vez mais, os clientes estão mais exigentes.
O fator humano torna-se um item, cada vez mais, decisivo no sucesso de uma corporação. As diferenças entre uma pessoa e outra, que realmente importam para uma organização, não residem unicamente no que as pessoas sabem ou fizeram, e sim em seu potencial de aprendizagem e realização. Portanto sendo recrutar, identificar, captar, encontrar talentos e selecionar diferenciar os melhores dentre os identificados. Isso tudo devem, portanto, ser tratados com extremo profissionalismo, com a contratação de profissionais devidamente habilitados.
Há dois tipos de recrutamento o interno e o externo. Como por exemplo:
RECRUTAMENTO EXTERNO: É a forma de divulgação de uma vaga fora da empresa, para atrair candidatos externos. O preenchimento das vagas e oportunidades é feito através da admissão de candidatos externos. Isto exige que sejam recrutados externamente e selecionados para preencher as oportunidades.
ALGUNS PONTOS POSITIVOS: • Introduz sangue novo na organização,
• Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades,
• Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas,
• Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações,
• Incentiva a interação da organização com o MRH.
ALGUNS PONTOS NEGATIVOS: • Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização,
• Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos,
• É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.
RECRUTAMENTO INTERNO: Compreende utilizar os recursos disponíveis na própria empresa. Após a divulgação da vaga, são efetuados testes com os funcionários para que possam ser avaliados técnica ou psicologicamente, afim de preencher uma vaga por intermédio do remanejamento dos empregados existentes na empresa.
ALGUNS PONTOS POSITIVOS: • Motivação e valorização dos empregados,
• Melhor desempenho e potencial de conhecimento,
• Funcionários adaptados à cultura organizacional,
• Processo mais rápido e econômico,
• Estimulo ao auto-aperfeiçoamento.
ALGUNS PONTOS NEGATIVOS: • Problemas em conseguir aprovação de gerentes para dispensar seus colaboradores mais eficientes, os quais candidatos à promoção no seu próprio setor,
• Falta de recursos humanos internos para cobrir as necessidades de preenchimento das vagas,
...