IMPLEMENTAÇÃO FT COMÉRCIO E CONFECÇÕES LTDA - CAVALERA
Por: Willianvaz • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.518 Palavras (15 Páginas) • 326 Visualizações
Administração
By marcosilvacruz | Studymode.com
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
Laureate international Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANA CLAUDIA PINHEIRO RAMOS
JAQUELINE MOTA DE SOUZA
MARCO ANTÔNIO DA SILVA CRUZ
IMPLEMENTAÇÃO
FT COMÉRCIO E CONFECÇÕES LTDA - CAVALERA
MANAUS
2013
ANA CLAUDIA PINHEIRO RAMOS
JAQUELINE MOTA DE SOUZA
MARCO ANTÔNIO DA SILVA CRUZ
IMPLEMENTAÇÃO
FT COMÉRCIO E CONFECÇÕES LTDA – CAVALERA
Relatório Final do Estágio Supervisionado III, turma ADN0802 apresentado ao Centro Universitário do Norte como pré-requisitos para obtenção do grau de bacharel em Administração.
Orientadora: Prof. Wanderley de Oliveira Pires, MSc.
MANAUS
2013
LISTA DE FIGURA
Figura 1 – Ciclo PDCA 00
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 – PDCA 00
Quadro 2 – Símbolos básicos para fluxograma 00
Quadro 3 – 5W2H 00
SUMÁRIO
1 FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO 00
2 PDCA 00
3 FLUXOGRAMA 00
4 5w2h 00
referências 00
1.2 FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO
As ferramentas básicas da qualidade foram implantadas nas organizações fornecendo um controle amplo nos processos desenvolvidos para uma melhoria continua, ou seja, otimizando recursos para desenvolver áreas estruturadas e que permitam a execução de rotinas diárias, cumprimento de metas e consigam viabilizar o desenvolvimento da empresa, utilizando ferramentas de gestão modernas e apropriadas para que a organização consiga seus objetivos, ultrapassando e superando seus desafios no mercado dinâmico e globalizado.
De acordoMarshall Junior et al (2009, p. 101), “as ferramentas utilizadas nos processos de gestão foram sendo estruturadas a partir de 1950, com base em conceitos e práticas existentes”. Essas ferramentas seguem processos contínuos de aperfeiçoamento e desenvolvimento, englobando aos dias atuais rotinas modernas de verificação e com os respectivos padrões de qualidade que orientam às empresas e aos seus gestores nas tomadas de decisão.
Para Aguiar (2006, p.31) “São melhorias e/ou inovação nos processos e produtos existentes, metas e procedimentos operacionais são implementados na unidade operacional”.
Baseados nos conceitos percebe-se que as ferramentas de planejamento é fundamental para a implantação de uma nova estrutura organizacional com a criação e implementação de processos e procedimentos de suma importância para que a organização possa buscar a excelência e a qualidade nos seus serviços, com aumento de produtividade, evitando desperdícios e atendendo aos seus anseios do seu público, clientes interno e externos.
1.2.1 PDCA
O PDCA é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas, objetivando o controle de seus processos, com o qual é garantida uma visão ampla das atividades desenvolvidas pela empresa permitindo que as falhas sejam vistas com mais clareza, nas quais são feitas as correções necessárias, mantendo a empresa viva no mercado em que atua à vista disso Aguiar (2006, p.25) diz que o PDCA “é utilizado para atingir as metas necessárias à sobrevivência das empresas’’.
O ciclo PDCA visa à melhoria continua, de modo a gerar uma sistemática de padronização das operações. De acordo com Costa (2007, p. 265)‘’o ciclo do PDCA é um método clássico da literatura, uma forma simples de organizar as melhorias em ciclos sucessivos, cada um delescomposto de quatro fases’’, uma vez que o PDCA está dividido em quatro fases, são elas: planejamento, execução, verificação e ação. Já Marshall Junior et al (2009, p. 92) afirma que:
O ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. Praticando-as de forma cíclica e ininterrupta, acaba-se por promover a melhoria contínua e sistemática na organização, consolidando a padronização de práticas.
Figura 1 – Ciclo PDCA
Fonte: AGUIAR, 2002.
A base do Gerenciamento pelas diretrizes é estabelecida a partir de uma visão de futuro, onde estrutura-se o Plano Estratégico, que consiste no Plano de Longo Prazo, Plano de Médio Prazo e Plano Anual, sendo as metas anuais (ou também denominadas metas de sobrevivência) estabelecidas com base no planejamento estratégico. No contexto organizacional o PDCA consiste no uso de Ferramentas da Qualidade para otimização do cumprimento das metas estabelecidas. Neste caso, conforme o autor é necessário a utilização do tripé PDCA, que é composto por liderança, conhecimento técnico (especifico e das ferramentas da qualidade) e conhecimento gerencial.
Com base no estudo realizado por Aguiar a utilização do método PDCA, pode ser aplicada de forma eficiente atingindo assim as metas de sobrevivência da empresa, ou seja, voltado para três formas de gerenciamento:
1. Manutenção da qualidade - objetivo: dar previsibilidade aos resultados da empresa;
2. Melhoria da qualidade - objetivo: melhoria continua dos resultados da empresa com os processos existentes;
3. Planejamento da qualidade ou inovação - objetivo: promover mudanças radicais nos produtos e processos existentes.
...