Intervenção do Governo Sobre o Sisteam econômico
Por: Selefla2001 • 14/4/2021 • Dissertação • 316 Palavras (2 Páginas) • 93 Visualizações
NOME: Felipe Silva Soares
Matrícula: 202008537339
Curso: Logística
Matéria: Economia empresarial
Em decorrência da aceitação pública, o governo intervém econômicamente e diminue o valor da oferta da carne para que os mais pobres consigam comprá-la. Essa intervenção acarreta uma série de erros do governo, desencadeando várias crises.
Como o valor da carne diminuiu, inevitávelmente a demanda aumenta, os produtores aumentam a produção de carne, que com os custos mais altos de produção, começaram a sofrer prejuízos devido a baixa receita. Para amenizar os prejuízos, os produtores começaram a concentrar as produções em outros produtos, como leite e seus derivados, essa medida diminuiu a produção de carne, acarretando mais um problema: alta demanda com pouca oferta, descontentando a população.
O governo então puni a produção dos derivados, intervém novamente aumentando os impostos da produção para que os produtores se concentrem na produção de carne. Obviamente, a produção dos laticínios diminuem, piorando toda a economia, igualmente a produção da carne.
Em uma série de intervenções, o governo acaba se tornando totalisista, decide impor o racionamento e também controlar não apenas a carne, mas também o leite, o queijo, a soja, o milho, os fertilizantes, os tratores, as colheitadeiras e vários outros artigos essenciais, ou seja, a demanda segue crescendo e a oferta diminuindo.
O que antes era apenas o preço alto da carne, no momento a quantidade de vários outros produtos seguem diminuindo, aumentando o descontentamento da população em uma escala muito maior de quando apenas o preço da carne estava alto.
Em meio as intervenções, o governo conseguiu de certa forma aumentar a desigualdade social, pois os indivíduos mais ricos conseguiam subornar os burocratas do governo para conseguir a carne, ou seja, as famílias mais pobres foram atingidas .
Uma economia saudável precisa ser regida pela lei da oferta e demanda, quanto menos um governo intervém economicamente, melhor para a economia.
Caso contrário, as intervenções econômicas podem trazer consequências devastadoras.
...