Introdução a Administração
Por: Pricilaoliveira • 30/4/2017 • Dissertação • 671 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
Questões – Mauá o Imperador e o Rei
Curso: Ciências Contábeis
Matéria: Introdução a Administração
Professor: Juliano Uecker de Lima
Aluna: Pricila de Oliveira Scapin
- Qual o contexto do filme para que as teorias de administração estudadas pudessem ser colocadas em prática?
O filme mostra a trajetória de Irineu Evangelista de Souza, de como presava pelo fim da escravidão, de suas atuações marcantes no comércio até conseguir formar as indústrias o que era seu grande desejo. Baseada nesse contexto de criar industrias, de mudanças, de inovação, as teorias da administração certamente seriam colocadas em prática e aprimoradas cada vez mais.
Em sua primeira empresa no RJ “Ponta de areia”, Irineu já aplicava a remuneração justa, dizendo aos escravos, que ali eles não seriam escravos mas receberiam uma remuneração justa e garantida
Irineu sempre demostrava aspectos da administração clássica, previsão pois sempre traçava seus passos, organização, pois montava estruturas humanas e materiais para a realização das tarefas, comando, dirigia e orientava seu pessoal, buscava sempre os manter ativos, coordenava da melhor forma possível e controlava, garantindo que tudo ocorresse de acordo com as regras estabelecidas.
- Quais os fatores que levaram ao desenvolvimento tardio do processo de industrialização do Brasil?
No Brasil reinava o império, esse era centralizador e exigia que tudo girasse em torno dele, não aceitando que pessoas como Irineu mantivessem boa parte das riquezas e do poder, o imperador e seus aliados, viam Irineu como um rival e não aceitavam seus pensamentos de evolução, criando então barreiras e dificultando os propósitos do barão. Com o desenvolvimento industrial do Brasil, o imperador acreditava que teria que dividir poderes e não teria mais o controle de tudo. Em resumo, o que fez da industrialização do Brasil um processo tardio, foi o medo das mudanças, o medo do imperador de perder o poder que possuía e o medo de mudar a forma com que o Brasil se mantinha, ou seja a evolução da agricultura para a indústria.
- Quais estilos de liderança identificados no filme?
Ao decorrer do filme, podemos observar diferentes tipos de líderes, logo no início, temos o comerciante Sr. Pereira, suas atitudes são claramente de um líder autocrático, pois ele chega logo mostrando os padrões de seu comércio, como é, como funciona e quem centraliza o poder ali, com o passar dos tempos ele passa a ter confiança em Irineu que é seu cacheiro, e começa a o escutar, compartilhar decisões, mostrando então um perfil de líder democrático.
Podemos citar também o Sr. Carruthers como líder democrático, pois estava sempre apto a ouvir e aceitar conselhos dos que o cercavam. Além disso gostava de incentivar pessoas despertando nelas o seu melhor como fez com Irineu.
Temos também o imperador, esse que normalmente seria autocrático, mesmo devendo ser democrático, percebemos no filme que ele era praticamente liberal, pois pouco aparecia, sua figura era sempre representada pelo Visconde de Queiroz, o qual participava das reuniões e sempre buscava alertar o imperador acerca do que estava acontecendo, nota se que o imperador era uma pessoa desatenta, dificilmente demostrava saber o que estava fazendo ou presenciando, predominando sempre a sua frente a figura do Visconde.
...