Introdução de administração
Por: ferreiraa • 6/5/2015 • Seminário • 2.058 Palavras (9 Páginas) • 225 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
VINÍCIUS RAMOS FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Relatos diferentes: uma narrativa
Espinosa/MG
2014
VINÍCIUS RAMOS FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Relatos diferentes: uma narrativa
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 1° Semestre, apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas: Comportamento Organizacional; Homem, Cultura e Sociedade; Comunicação e Linguagem; Fundamentos e Teoria Organizacional.
Professores:Mônica Maria Silva
Wilson Sanches
Sebastião Oliveira
Karen Manganotti
Márcia Bastos
Espinosa/MG
2014
SUMÁRIO
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS.........................................................3
REFERÊNCIAS...........................................................................................................9
3
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
No mundo globalizado da atualidade,quando a concorrência é preponderante e o consumidor se impõe, demonstrando novos interesses, necessidades e preferências, as linguagens de comunicação para interação com a sociedade e com os públicos internos e externos da empresa são fundamentais, pois é por meio da comunicaçãoque se estabelece a negociação, utilizando-se as ferramentas e processos adequados e eficientes.
Conceituando a comunicação, Vasconcelos (2009), apud Rezin (2010), afirma que é a forma como as pessoas se relacionam, dividindo e trocando ideias, experiências e sentimentos, modificando e transformando a sociedade em que estão inseridas.
Dessa forma, conclui-se que a comunicação é o meio utilizado pelo homem para se expressar, para se fazer compreender e, também, compreender as diferenças individuais de cada pessoa.
A comunicação é, enfim, o meio que permite ao homem viver em sociedade, poispossibilita a criação e a manutençãode relações, que, por sua vez,ocasionam o surgimento de vínculos entre pessoas, nascendo, dessa forma, as relações familiares, as relações de amizade, asrelações profissionais, empresariais, etc.
Quanto á comunicação empresarial, segundo Rezin (2010), ela se
configura por um complexo de atividades,estratégias e procedimentos realizados com o intuito de reforçar a imagem, os objetivose os interesses da empresa junto aosseus públicosde relacionamento comoconsumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial,comunidade, enfim, todos que circundam interna ou externamente o mundo da empresa.
Assim, a comunicaçãose reflete em qualquer ação ou decisão que evidencie as razões da existência empresarial,proporcionando uma interação entre sociedade e empresa, entre empresa e colaboradore entre os colaboradores, o que a torna fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas, também, uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios,tornando-se, portanto, um
fator importante para que se tenha um diferencial de competitividade, elemento imprescindível para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições.
4
Portanto, pode-se dizer, conformePimenta (2007, p. 98), que a comunicação é o instrumento que todo empreendimento deve utilizarpara disseminar ao mundo dos negócios a sua cultura enquanto entidade comercial,industrial, prestadora de serviços etc., pois, com esse tipo de comunicação, a empresaconsegue passar à sociedade, bem como, aos seus colaboradores, a importância desua permanência no mercado, de sua contribuição positiva para a sociedade.
Portanto, a comunicação empresarial,como apresentadoradas diretrizes organizacionais, como seus objetivos, suas políticas, suascrenças, enfim, sua essência enquanto personalidade jurídica, estabelece o relacionamento interpessoal com seus colaboradores, sejam eles internos ou externos.Por este motivo, a eficiência na comunicação entre os membrosde uma empresa é extremamente necessária, uma vez queo bom desempenho das relações humanas dentro de qualquer instituição é fator responsável pela obtenção de maior liderança, planejamento e organização funcional, o que leva ao ambiente de trabalho, motivação pelo interesse das atividades, inovação, criatividade e integração pessoal.
Mailhiot (1976), apud Castro (s/d),referindo-se a uma das pesquisas realizadas pelo psicólogo Kurt Lewin, afirma que este, em seus estudos, chegou à conclusão que:
“A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”. (MAILHIOT, 1976, p. 66).
Assim, todos os colaboradores da empresa, internos e externos, devem
estar sintonizados, em um processo de comunicação eficiente e eficaz, pois a forma como se comunicam, como interagem, pode ser um início para o resgate do prazer e para a obtenção de bons resultados no processo produtivo.
Analisando o texto
...