Introdução à Macroeconomia: A Macroeconomia estuda as atividades econômicas globais
Por: kate123666 • 31/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 955 Palavras (4 Páginas) • 864 Visualizações
Introdução à Macroeconomia
A Macroeconomia estuda as atividades econômicas globais, em sentido amplo. Verifica o comportamento da economia, partindo da análise das variáveis agregadas umas às outras, e não separadamente como na Microeconomia.
Enquanto na Microeconomia estudamos os comportamentos individuais de consumidores e produtores, como, por exemplo, os salários na formação de preços de uma unidade de produção, na Macroeconomia a análise se fundamenta no nível agregado, ou seja, o comportamento de todos os consumidores versus o comportamento de todos os produtores, como, por exemplo, o nível geral de salários na formação geral de preços de uma economia. (PASSOS, 2003, p. 361)
A teoria macroeconômica se propõe a analisar as relações das diversas variáveis agregadas, que permitem a avaliação do comportamento da economia amplamente, permitindo condições necessárias e suficientes para que os governantes apliquem as políticas econômicas a fim de buscar a manutenção do equilíbrio da sociedade que eles dirigem.
Cabe lembrar novamente que, diferente da Microeconomia, a Macroeconomia não trata da economia analisando seus elementos de maneira isolada, onde se permite ter mais exatidão das previsões. Na Macroeconomia, as variáveis são por vezes incontroláveis, e não permitem apreciação exata de seus efeitos, mas apenas uma maior aproximação, pois elas aparecem agregadas umas às outras.
Exemplo:
O quanto o nível de desemprego de um país pode influenciar nos preços gerais de produtos?
Inúmeras hipóteses podem ser analisadas, e em todas elas serão duas ou mais variáveis agregadas, que nesse caso poderiam ser:
- Nível de Desemprego x Demanda x Preços
- Nível de Desemprego x Nível de Salários x Preços
- Nível de Desemprego x Nível de Inadimplência x Preços
O estudo da Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, em relação às suas incógnitas. Trata das flutuações do produto agregado, das taxas de variação dos preços e dos níveis de emprego.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
RELEMBRANDO:
É no estudo dessas variáveis agregadas permite-se avaliar o comportamento da economia como um todo, o que faz criar condições necessárias e suficientes para a prática de ações, por parte dos governantes, com políticas que busquem o equilíbrio da sociedade que eles dirigem.
O termo Macro economia foi incluído na ciência econômica pelo norueguês Ragnar Frisch (1895 - 1973) em 1933, mas teve como marco principal a publicação da obra A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, que mais tarde foi simplificada em A Teoria Geral por John Maynard Keynes (1883 - 1946), economista inglês que reformulou as idéias de produção e emprego. O fato de Keynes ter sido um “divisor de águas” no estudo da macroeconomia, suas obras levaram o rótulo de Revolução Keynesiana.
Cabe lembrar que no início da década de 1930, a economia mundial passava por um dos seus piores momentos da história, onde a crise econômica foi generalizada pelos países, e esse período ficou conhecido como A Grande Depressão. Onde a produção industrial contraiu-se em até 50% na maioria dos países produtores. Passos (2003) relata que os países viram seus preços deflacionarem de 10 a 30% em países produtores, como Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e França.
O fato é que até A Grande Depressão, o pensamento econômico que predominava no mundo era a Teoria Clássica, ou seja, apesar de demonstrarem preocupações a respeito do comportamento da economia como um todo, acreditavam que as economias de mercado se autorregulavam,. No entanto, o período de recessão mundial generalizada mostrou que talvez a economia necessitasse de acompanhamento em relação às suas variáveis macroeconômicas, e necessidade de interferência governamental.
...