Macroeconomia Atividade Avaliativa
Artigo: Macroeconomia Atividade Avaliativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leilamanzan • 15/9/2013 • 868 Palavras (4 Páginas) • 604 Visualizações
Disciplina:
Macroeconomia Docente:
Profa. Emiliane Januário
Módulo:
3.2 Data de Postagem:
ATIVIDADE AVALIATIVA
DATA DE ENTREGA: 24/05/2012
Nome:
Código:
Pólo:
- Objetivo desta atividade:
1. Compreender os conceitos relacionados ao cenário macroeconômico atual
- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas):
1. Analisar como a evolução dos agregados macroeconômicos traz implicações para a economia,
tomando-a como um subsídio para tomar decisões em sua vida profissional.
1. As estimativas de crescimento do PIB em 2012 giram em torno de 5%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:
a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.
Resposta: O Pro¬duto Interno Bruto (PIB) é o indicador que mede o crescimento econômico. Este é responsável por medir o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um dado período de tempo. Mesmo observando oscilações neste indicador, o desejável é que ele apresente uma tendência crescente. É esse crescimento sustentado do PIB que faz com que uma nação melhore seu nível de vida.
b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?
Resposta: Expansão, pois o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período.
2. Cite três consequências que a inflação pode provocar.
1. Com inflação, perde-se a noção de preços relativos, não se sabe se as coisas estão caras ou baratas. Quando alguém passa a comprar algo olhando o preço, toma como base os preços de outros produ¬tos para saber se aquele está caro ou não e decide, assim, se deve comprá-lo, o que por sua vez também afeta as decisões de produ¬ção (em função das vendas ou não do produto).
2. Pode gerar efeitos negativos sobre o Balanço de Pagamentos (in¬cluindo a Balança Comercial e os fluxos de capital para o país). As elevadas taxas de inflação, quando em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente.
3. Traz efeitos sobre a distribuição de renda, uma vez que, com a inflação, a média dos preços está subindo, mas não necessaria¬mente no mesmo ritmo ou ao mesmo tempo. Assim, se alguns preços, como os salários de determinadas categorias, não sobem no mesmo ritmo que outros, existe uma tendência de perda para aqueles que recebem os preços em atraso e um ganho para aqueles que recebem os preços que estão subindo mais rapidamente.
Pode-se dizer que, no longo prazo, a inflação é prejudicial a todos os setores da economia. Embora os trabalhadores sejam os mais prejudi¬cados, as perdas salariais fazem com que os empresários também percam, pois venderão menos, além do governo que, com a queda na renda dos trabalhadores e nas vendas, terá a arrecadação de impostos reduzida.
3. O PIB tem a seguinte composição: PIB = C + I + G + (X-M)
O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que
...