Investimentos no Brasil
Por: Thaisfernandada • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 634 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ETAPA 1
PASSO 2 - Preparar um quadro comparando as principais modalidades de aplicações financeiras .
TIPO DE APLICAÇÃO RISCO PRAZO RENTABILIDADE LIQUIDEZ
CDB Baixo Varia de um dia a doze meses dependendo da remuneração contratada Vai depender do que será mais vantajoso para o cliente pois nesta aplicação temos as taxas préfixadas, pósfixadas ou flutuantes e ainda podem ter mais de uma base de remuneração Vai depender do seu contrato, pois em CDB a remuneração será maior se não houver a liquidez.
CADERNETA DE POUPANÇA Baixo Não existe prazo,mas se os valores não forem mantidos por um mês não gera remuneração Os juros são de 0,5% a.m, sobre o valor atualizado pela TR e creditado na data de aniversário da poupança. É imediata pois pode ser sacada a qualquer momento.
AÇÕES ALTA Longo Prazo Vai depender muito de onde é ação que se esta investindo Podemos considerar uma liquidez boa, pois conseguimos vender ela nos pregões diarios da bolsa de valores
TÍTULOS PÚBLICOS Baixo Médio Prazo, pois vai depender do titulo que comprou. Mas é possivel resgatar o dinheiro semanalmente, o tesouro Nacional recompra os títulos adquiridos diretamento do Tesouro Direto, isto ocorre todas as terças-feiras. Mas caso venda antes do vencimento vai receber por elas somente o preço de mercado Rentabilidade média: no caso dos títulos prefixados, você aplica o seu dinheiro agora e sabe, desde já, o rendimento que terá sobre o capital investido. Se aplicar em títulos pós-fixados, além dos juros decorrentes do tempo de investimento, você receberá um percentual gerado pela variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação, ou da taxa básica de juros do País, a chamada Taxa Selic. O indexador (IPCA ou Selic) depende do título escolhido pelo investidor. Podemos ter uma liquidez semanal, mas não garantido de que o investimento gerou lucros, pois se é retirada antes do vencimento recebemos por ela o preço do mercado.
FUNDO DE INVESTIMENTOS CONSERVADOR- BAIXO AGRESSSIVO- ALTO Podem ser de curto médio ou longo prazo ai vai depender do risco que o investidor quer correr. Vai depender do investimento que vai ser feito Liquidez de alta para média, pois, dependendo do fundo, é necessário entre um a quatro dias úteis para o dinheiro estar disponível em sua conta.
DEBÊNTURES Baixo Debêntures convertido em ações- Alto Definido na escritura de emissão do debênture Normalmente pode ser de 3 formas: vinculada ao CDI, vinculada a um índice de inflação ou pré-fixada. Elas irão obedecer praticamente os mesmos critérios dos CDBs: quanto maior for a percepção de risco de uma empresa, maior a remuneração que ela vai pagar ao investidor. As de prazo de resgate mais longo também pagarão maior rentabilidade. A liquidez. Não existe liquidez em debêntures. Existir, até existe, mas o ideal é não contar com ela. Assim, ao investir numa debênture com
...