Investimento Econômico Do Bloco Europeu No Brasil Durante A Crise De 2011 E Suas Consequências.
Artigos Científicos: Investimento Econômico Do Bloco Europeu No Brasil Durante A Crise De 2011 E Suas Consequências.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vallerius • 12/11/2014 • 426 Palavras (2 Páginas) • 647 Visualizações
Introdução
O aumento significativo de investimento do bloco europeu no Brasil em 2011 e suas consequências na nossa economia.
Motivos principais para este aumento de investimento.
Segundo dados do portal IG (Ilton Caldeira) em 16/12/2011 o investimento do Bloco Europeu no Brasil aumentou 120%, os principais motivos para este crescimento foram:
1 - Endividamento dos países da União Europeia
2 - O bom desempenho da economia brasileira
1 - Endividamento dos países da União Europeia seus motivos e consequências
- Com o aumento da divida do setor bancário, onde os governos de alguns países deste bloco econômico tiveram que intervir para evitar um colapso bancário, aumentando o déficit publica que já estava elevado. Ex: Grécia, Portugal, Espanha, Itália, Irlanda.
-Aumento da divida soberana, onde alguns países adotaram Medidas de austeridade fiscal, que contribuíram para a redução dos gastos públicos (Empregos, benefícios sociais, infraestruturas, etc.).
-Aumento de impostos
2 – O bom desempenho da economia brasileira
- O bom desempenho da economia em 2011 (2,7 %), permitiu que o país se tornasse a 6ª economia do mundo (Carla Falcão, IG 06/03/2012). Apesar do crescimento ter sido menor que em 2010 (7,5%)
- Aumento de investimento em infraestrutura para Copa do Mundo que se realizou no Brasil neste ano. (2014)
- Aumento nos gasto em infraestrutura para a Olimpíada que se realizará na cidade do Rio de Janeiro em 2016.
- Aumento nos investimentos do pré-sal, e no PAC (obras de infraestruturas e moradias).
Apesar da desaceleração o Brasil cresceu mais que Japão, EUA, e o próprio bloco europeu.
Consequências na economia brasileira com estes investimentos
- O aumento do investimento estrangeiro ajuda o país a equilibrar suas contas, financiando o déficit do o setor externo.
-Elevação na entrada de dólares no Brasil derruba a cotação da divisa e valoriza o real, aprofundando ainda mais o rombo nas contas externas.
Conclusão
• Neste ambiente de incertezas os investidores procuraram um lugar onde proteger e aumentar seu capital, já que as crises são dos países do bloco europeu não das empresas e dos investidores. (Antonio Correa Lacerda), como eles trouxeram investimentos para o país por causa da crise no Bloco Europeu, ao menor descompasso em nosso país, eles retiraram estes investimentos e os levam para um local mais seguro.
Então se o país não estiver preparado para este aumento de investimento estrangeiro, com instituições fortes, leis claras, este aumento de capital trará consequências danosas para economia, pouco aproveitamento para a população, como vimos nos investimentos com a Copa do Mundo, onde
...