TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros simples

Por:   •  22/12/2015  •  Artigo  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

ASSOCIAÇÃO DE CURSOS PREPARATÓRIO

ALTERNATIVOS DE TERESINA

CURSO BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS

PROFESSORES: TARCISIO WELVIS GOMES DE ARAUJO

MARCELA KELLY LIMA QUEIROZ

RELATÓRIO DE TRABALHO DE CAMPO

Maria Cristina da Silva Campos

Criscampos1208@hotmail.com

TERESINA/2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 METODOLOGIA 3

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS  7

ANEXO

RESUMO

A legislação brasileira da garantia de direitos às pessoas com deficiência auditiva, mas são pouquíssimas as  escolas que aderem de fato a lei. Fazendo se necessário ser colocada em prática para garantir a verdadeira inclusão na educação e na sociedade.

 

PALAVRA CHAVE: Inclusão – Surdo- Educação- LIBRAS-Sociedade

 

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório destacar questões atuais sobre o ensino para deficientes auditivos, na Escola Estadual Prof° Adamir Leal. Refletindo e questionando sobre a atual conjuntura da educação regular, especial e do surdo nesta escola. 

Será abordado também a Língua Brasileira de Sinais que é vista de fundamental importância para pessoa surda.

A LIBRAS é considerada língua materna do surdo, ela é a base para a comunicação e bom relacionamento com as pessoas a sua volta além de ser o primeiro passo  para o conhecimento de   seus direitos.

Embora a concretização da lei ande a passos lentos, docentes, alunos e pois vem bolando estratégias de ensinos para atender e melhorar  as necessidades  de pessoas com deficiência auditiva e assim proporciona  sua   inclusão na sociedade.

2 METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Prof. Ademir Leal localizada Rua 54, N°3353, Dirceu Arcoverde II,Região Sudeste de Teresina – PI. Foram necessárias duas visitas ao local sendo uma no turno da manhã e a outra no turno da tarde. Para obtenção de dados deste trabalho, foi utilizadas observações no referido local e entrevista com funcionários da instituição como: professores, agente de portaria e coordenadores.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A Escola Estadual Prof. Ademir Leal localizada Rua 54, N°3353, Dirceu Arcoverde II,região Sudeste, apresenta boa estrutura física, com ambientes sinalizados, possui sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Sala de leitura, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida entre outras dependências.

Funciona nos três períodos, na modalidade fundamental, no período diurno e Educação de Jovens e Adultos - Supletivo no período noturno

Um fato interessante é que, os funcionários mostram-se bastante receptivos com visitantes e interessados pelo programa de inclusão do surdo na escola. Sempre atenciosos e prestativos na medida do possível.

Foram entrevistas as professoras Rejane Silva Sousa, de idade não revelada, formada em pedagogia, possui especialização em libras há mais de 2(dois) anos e interage há 13(treze) anos com surdos e Eliane Alves Barbosa de 44 anos, formada em letras português, onde interage  há 9(nove) anos com alunos surdos.

A escola apresenta um total de 6 alunos surdos, que são acompanhados por interpretes nas salas de aula junto com os alunos ouvintes.Onde, logo após a aula, os mesmos se dirigem até a sala do AEE,  são acompanhados pelos interpretes e pelas professoras Rejane e Eliane.

A Escola Prof. Adamir Leal recebe ainda, quatro alunos  do ensino médio que migram de escolas vizinha para  freqüentar a sala de AEE no período oposto ao da escola de origem, pois as mesmas não possuem condições favoráveis que atendam esses alunos.

Os docentes possuem básico em LIBRAS, bem como especialização na área de LIBRAS. São capacitados pela Secretaria de Educação que promove encontros pedagógicos com a instituição, no qual trabalha com pessoas com necessidade especiais.

A  profª Eliane fala um pouco de inclusão social:

“...é participar em  conjunto com o próximo,fazer parte de um grupo”.

        A LIBRAS é de grande importância no processo de inclusão do surdo, pois ela é a base para o conhecimento do aluno surdo  assim ele pode se sobressair nas demais atividades do cotidiano.

        Os professores incluem o aluno surdo através da LIBRAS, e utilizando-se de imagens como a criação de pastas temáticas, referente ao assunto estudado, utilizado trabalho em grupo e outros multimeios possibilitando assim um desenvolvimento  satisfatório.

        A profª Eliane fala também, que uma das grandes dificuldades em incluir o surdo na escola é a comunicação, ou seja, o  português como 2° língua.

há uma certa dificuldade na leitura e compreensão de texto.”

A Língua Brasileira de Sinais é de fundamental importância para pessoa surda,que é considerada sua língua materna, enquanto o português  passa a ser  a  segunda língua. E que por meio desta, é feito a comunicação entre ouvintes e não ouvintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (435.4 Kb)   docx (360.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com