Liderança: um líder empresarial é o indivíduo que dirige um grupo de colaboradores
Por: Denise El Marouni • 23/1/2016 • Resenha • 604 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
2.1. Liderança
Um líder empresarial é o indivíduo que dirige um grupo de colaboradores. O líder tem a função de liderar pessoas, trazendo seguidores e influenciando positivamente mentalidades e comportamentos. Tem como característica unir os elementos do grupo, onde transforma em equipe para alcançar os objetivos desejados do grupo, utilizando motivação, pois o líder eficaz sabe como trazer motivação para sua equipe. Esse líder eficaz tem como principal característica, comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. Tem como capacidades o carisma, resignação, respeito, disciplina e, sobretudo, a competência de influenciar os subordinados.
Existem determinados tipos de liderança, que determinam a relação entre o líder e os seus seguidores: A liderança autocrática que é um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo; liderança democrática onde o líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.
Existe também o líder carismático (liderança carismática), onde um líder tem a carisma como uma de seus valores, ele conduz a equipe a alcançar suas metas e facilita as modificações que necessitam acontecer. Mas deve ser cuidadoso com exageros, pois pode ocasionar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia.
Já a liderança transacional envolve a atribuição de recompensas em troca da sua obediência, é definida em termos dos efeitos sobre os seguidores e age inspirando, estimulando, considerando. O líder transacional geralmente não gosta da ideia de mudanças, não acredita na transformação do ambiente de trabalho, para melhorar as coisas. Ele sempre acha que as coisas estão bem da maneira como se encontram, os colaboradores não devem pensar em inovações pois o seu líder não vai aceitar e nem incentiva esse tipo de comportamento. O líder utiliza meios predeterminados para monitorar o desempenho de seus subordinados, e não existe espaço para mudanças.
Um bom líder transacional é rápido em diagnosticar quando um funcionário cumpriu sua meta e recompensa-lo, já para os que não estão cumprindo e alcançando resultados propostos tem sua recompensa retida. Ele acredita em tomar todas decisões cabíveis, e aguarda que seus subordinados, simplesmente acatem as decisões e as executem.
Empresas que não conseguem ter líderes com competência o suficiente para dar conta da missão, talvez por não investirem nesse profissional ou não entenderem a importância dele dentro da empresa, provavelmente não conseguirão atingir suas metas, causando um mal estar entre as chefia e seus funcionários. Pois ele pode ser quem ajuda a empresa a obter um ótimo ou péssimo resultado, pois tudo vai depender da capacidade de gerenciar, mostrar bons exemplos e se relacionar com os demais funcionários. Mas na maioria das vezes é injusto jogar a responsabilidade para eles, pois podem ter sido colocados nesse papel sem terem sido capacitados para tal função. A liderança pode ser ensinada e aprendida em qualquer fase da vida de uma pessoa, basta ter garra e força de vontade para aprender. Logo, as empresas podem transformar seus gerentes em lideres (CHANDLER, 2008).
Um líder nunca pode fraquejar durante
...