Listas de exercicios
Por: peegasus • 7/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 545 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
A celula procariotica são capazes de formar um organismo. Eucarioticas: são celulas especializadas. Celulas Totipotentes:no inicio do desenvolvimento embrionario e depois ocorre a diferenciação celular. Para a formação de tecidos diferentes.Ocorre diferentes sinais de comunicação entre celulas. Células: Compoem toda a materia viva. Todas as celulas descende de outras celulas; proteção, suporte e comunicação. Envelope nuclear: a cominicaçãodo nucleo com o exterior ocorre devido a comunicação do RNAm. Regulação fisiológica: é mediada por proteinas. Depende da forma e da altereção da forma.** Membrana nuclear: estrutura elastica muito delgada que circula toda a celula, formada por uma bicamada lipidica, transporte atraves da membrana. SISTEMA NERVOSO: Potencialização de ação dos nervos. Só é possivel graças a potencialização que é o estimulo nervoso. Relacionado a membrana celular. Os dentritos e axonios se interconectam e passam a informação de um neurônio a outro.----
ENDOCRINO: Rede integrada por multiplos orgaos. Comunicação celula-celula. Nos hormonios esteroides há um precursor que é o colesterol. METABOLISMO DA INSULINA: pontes dissulfeto dificultam a metabolização. A medida que o tempo passa as pontes são quebradas e a proteína é quebrada. GLUCAGON: 29 aminoácidos. Aumenta a glicose no sangue. Produz imediata produção e liberação de glicose pelo figado. SOMASTATINA: inibição da secreção dos hormonios pancreaticos. Redução da absorção de nutrientes. POLIPEPTIDEO PANCREATICO. FUNÇÃO: controle da secreção de enzimas pancreaticas. Inibidor da secreção de enzimas pancreaticas.inibidor da secreção e contração da visiculabiliar. PÂNCREAS: Orgao com funções endocrinas( cntrole da glicemia) e exocrinas (funções gastrointestinais) INSULINA: é uma proteina constituida por duas cadeias de aminoacidos ligados a duas pontes dissulfeto. FUNÇÃO: estimula a captação de glicose pelas células via glut 4. Síntese e armazenamento de glicogenio hepático e muscular. Sintese de proteínas, acidos graxos, triglicerídeo e colesterol. FUNÇÃO BASICA: baixar a glicemia(fazer com que a glicose do sangue entre na celula. REGULAÇÃO DA SEGREÇÃO DA INSULINA: é capaz de saber a quant. de glicose q entra na celula. Sabe qnto de insulina deve aumentar ou diminuir. SINTESE BIFASICA: duas formas de liberação da insulina. FASE I: liberação rápida (alimentação). Estimulos: glicose, aminoácidos, glucagon. Tem insulina estocada. FASE II:liberação lenta: nem sempre ocorre. Insulina pre formada. Recém sintetizada.
TIREÓIDE: constituidos de celulas foliculares e parafoliculares. VASOS SANGUINEOS: substancia iodeto (vem da dieta) precisa de vasos sanguineos para chegar na tiróide. FONTE DE TIROSINA: é parte de uma grande molecula chamda tireoglobulina. Essa molecula é sintetizada dentro das células foliculares. FONTE IODO: é constituido em iodeto no trato gastrointestinal, transpportado pela tiroide e captados pela celula por um processo ativo.
HORMONIO DA TIROIDE( GLICOPROTEÍNA) são sintetizados pela união de duas moleculas ditirosina que contem entre3-4 moleculas de iodo. HORMONIOS DA TIREOIDE SÃO CONSTITUIDOS DE: T3: tem função biológica. T4:não tem função biológica, é facilmente transportado. Remoção de íons iodeto,ao atravessar a membrana celular T4, se transforma em T3, pois uma molecula de iodo foi perdida que retornará. Para q o iodo seja captado pela celula, outra temq sair. Através do NIS. TSH estimula a captação de iodo.
...