TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIPULANDO OPORTUNIDADES

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA E A TEORIA CIENTÍFICA        

3        A COMUNICAÇÃO NA EMPRESA        

4        A EMPRESA DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL        

5        ESTRUTURA DA EMPRESA        



  1. INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa baseia-se em um breve histórico de desenvolvimento de uma empresa de manipulação de fórmula, chamada formulação (farmácia de manipulação), situada na cidade de Senhor do Bonfim. Segundo entrevista feita com o farmacêutico e proprietário da farmácia, Dr. Aluizio Fernando Freitas, a empresa surgiu de um sonho, o mesmo relatou que antes da criação da farmácia ele trabalhava como bioquímico em um laboratório, e ainda em farmácia comercial e hospitalar. Porém, tinha um grande sonho, de se especializar e montar seu próprio negócio, com isso, após cinco anos trabalhando nessa área, passou na universidade de São Paulo em um curso de pós-graduação em farmácia de manipulação, e começou a se identificar cada vez mais com a profissão.

Por este motivo, iniciou uma análise cautelosa em meios alternativos para criação de uma farmácia de manipulação. Após várias pesquisas, Pode-se observar que em nossa cidade não existia esse tipo de farmácia, o que levava os moradores de Bonfim e regiões próximas á se deslocarem para manipular seus medicamentos nas cidades de Juazeiro e Petrolina. Com essa pesquisa e um bom planejamento administrativo, ele deduziu que de fato valeria apena o investimento na implantação de uma farmácia de manipulação na cidade de senhor do Bonfim. No mês de março no ano de 2005, começou a ser desenvolvida e construída, tendo sua primeira localização no central shopping da cidade e sua inauguração no dia primeiro de dezembro do mesmo ano, permanecendo na mesma localização no período de dois anos, passando então a ser localizada na rua Francisco Vital, onde permanece até os dias atuais.

A mesma é considerada uma empresa de pequeno porte, contendo sete funcionários em sua totalidade, tais são bastante preparados e capacitados para um bom desenvolvimento da empresa. Ele relata ainda que no inÍcio foi bastante dificultoso manter o funcionamento da mesma devido às dificuldades financeiras, todavia, a farmácia permanece ate hoje, respeitando todos os direitos de seus funcionários e atendendo as necessidade do consumidor, que por sua vez se apresenta bastante satisfeitos com a qualidade e confiança que a mesma fornece, de tal forma que completará dez anos de funcionamento no dia primeiro de dezembro de 2015.


  1. DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA E A TEORIA CIENTÍFICA

 A farmácia é considerada de pequeno porte, e baseia-se no sistema empresarial Teylorismo, também conhecida como administração cientifica que foi desenvolvido pelo economista e engenheiro Frederick Winslow Teylor, que tinha como objetivo, aumentar a produção cada vez mais no menor tempo possível.

A farmácia possui essa idéia cientifica, dentro dela existe uma estrutura muito bem dividida entre os funcionários, cada um exercendo uma etapa especifica na execução do trabalho no tempo determinado. Como tratasse de manipulação de medicamentos, e dividido o trabalho nas seguintes funções e etapas: Atendimento ao publico, Técnicos de laboratório, Farmacêutico, Conferente de estoque e administrador.

A empresa foi muito bem planejada, primeiramente o proprietário fez sua capacitação e especialização, logo após, fez uma pesquisa de mercado para saber a melhor localização para criação da mesma, com isso iniciou a sua contração e contratação de funcionários capacitados para um bom funcionamento da farmácia, fez um bom treinamento dos mesmos e inaugurou sua empresa com os melhores equipamentos disponíveis. O proprietário fez questão de uma boa estrutura organizacional, para que no final da execução dos trabalhos o sucesso seja alcançado. 

O trabalho é desenvolvido em serie, segundo a teoria de Ford, cada funcionário exerce uma função especifica na manipulação dos medicamentos, o primeiro contato do publico com a empresa ocorre na recepção, onde é feito o pedido do medicamento, logo após é enviado um rotulo com as informações do mesmo para o laboratório onde será manipulado, e retornara para recepção para ser entregue ao cliente, a empresa conta ainda com o auxilio de um conferente de estoque, que é responsável pela entrada, saída e quantidade de substancias, vale ressaltar ainda, a função da faxineira, que é responsável pela higienização da empresa, a função da administradora, que é responsável pela economia e desenvolvimento da mesma, e a função do farmacêutico que é essencial, pois é responsável pelo treinamento dos funcionários e explicação dos medicamentos.

O proprietário visa à execução do trabalho com comprometimento e eficiência, e ressalta: “Nossa empresa é diferente a partir do memento que somos uma equipe comprometida, capacitada e entrosada, o que é essencial, pois estamos nos comprometendo com vidas, e lidando com o bem estar de nossos clientes”.  Com isso, deduzimos que o trabalho e desenvolvido com máxima qualidade e eficiência. 

A farmácia é composta por funcionários muito bem capacitados e preparados, uma carga horária a ser cumprida, quantidade de formulas a serem manipuladas por hora, (menor tempo possível), eficiência na entrega, um sistema adequado de liberação e controle de substancia, laboratórios muito bem equipados.

Com todas essas informações, podemos deduzir que uma empresa dessa estrutura é claramente administrada pela teoria cientifica de Teylor, que diz: “A administração de uma empresa deve ser tanto como uma ciência”.


  1. A COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

Figura 1: Comunicação dentro da empresa.

[pic 13]

Fonte: Google

A comunicação é um fator determinante para que os processos dentro de uma organização fluam adequadamente, com eficiência e objetividade. Não é diferente com a empresa em questão, os diversos setores precisam trabalhar harmonicamente, dessa forma, a interligação comunicativa entre eles é realizada utilizando-se de uma linguagem falada informal. São utilizados também, recursos como telefones e celulares; aqui podemos sugerir a implantação de sistemas de comunicação por texto, utilizando a rede interna da empresa, reduzindo assim os custos com a comunicação de uma maneira geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com