MANKIW, N. GREGORY. MACROECONOMIA
Por: leidianaborges • 12/10/2015 • Resenha • 506 Palavras (3 Páginas) • 667 Visualizações
Ficha Bibliográfica
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia, 3ª ed. - Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1997;
Pensando como um economista a economia como ciência possui instrumentos próprios de PIB Real per capital nos EUA PIB Real mede a totalidade da renda de todos os agentes econômicos. PIB Real per capital mede a renda de um agente econômico típico. Utiliza métodos científicos através de hipóteses para esclarecer um determinado comportamento no mercado. Taxa de inflação Americana A taxa de inflação mede a variação percentual no nível médio de preços. Uma taxa negativa indica que os preços estão em queda. E para isso faz uso dos modelos econômicos com diagramas e equações, que simplificam, omitindo informações consideradas desnecessárias para exemplificar o seu estudo sobre o mundo. O diagrama do fluxo circular da renda: um modelo que explica em termos gerais, como se organiza a economia e como os seus participantes interagem uns com os outros. Este diagrama é um modelo visual da economia que mostra como o dinheiro circula, através de mercados, entre famílias e empresas. Fronteira de possibilidades de produção: simplifica uma economia complexa, mostra uma combinação de produtos que a economia pode, potencialmente, produzir. Os Modelos Econômicos são uteis porque ajudam a pôr de lado detalhes irrelevantes e a focalizar com mais nitidez as conexões importantes. Os modelos contêm dois tipos de variáveis: as variáveis exógenas e as variáveis endógenas. Variáveis exógenas são as que têm origem fora do modelo – são insumos introduzidos no modelo. As endógenas vêm de dentro do próprio modelo – são o resultado deste.
O ponto de equilíbrio do mercado é dado pelo preço e quantidade em que se cruzam as curvas de oferta e demanda. Ao preço de equilíbrio, os consumidores decidem comprar exatamente a quantidade de (mercadoria que as empresas estão dispostas a produzir.
A linha côncava representa o limite/fronteira para uma produção eficiente utilizando o máximo dos recursos disponíveis (fatores de produção e tecnologia). Se a tecnologia evoluir pode-se aumentar a produção de um certo produto, então ocorre um deslocamento na fronteira. Os economistas podem discordar quanto à validade de teorias positivas alternativas a respeito do funcionamento do mundo; Poder ter valores diferentes e, portanto, opiniões normativas diferentes a respeito dos possíveis objetivos das políticas.
Bibliografia
Básica
– Texto 1, Tópico. 1.2, pp. 04 a 09.
Citação
Segundo Mankiw (1997, p. 05), o PIB mede duas coisas simultaneamente: “a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia. A razão pela qual o PIB pode medir as duas variáveis ao mesmo tempo é que na verdade essas duas coisas são iguais”.
Comentários
A sutileza da análise econômica está exatamente em saber avaliar se uma hipótese é esclarecedora ou falsa. Um modelo construído com total realismo tornar-se- ia muito complicado e até mesmo incompreensível. A simplificação é
...