TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO E MACROECONOMIA

Seminário: MICRO E MACROECONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

2 MICRO E MACROECONOMIA

INFLAÇÃO

A inflação sempre foi uma inimiga na economia, e ainda hoje vem assustando grandes investidores e causando um grande dano no bolso do trabalhador. O conceito de inflação é o aumento persistente dos preços em geral, que resulta uma grande perda do poder aquisitivo da moeda, se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos. Podemos observar a influência desta através da mídia. Por exemplo,

“30/09 – INFLAÇÃO 2013 - IPCA deve ficar em 5,8%, 0,2% abaixo do que divulgado no meio do ano - A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 5,8%, este ano. A estimativa consta no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (30) pelo Banco Central (BC). A projeção ficou 0,2 pontos percentuais abaixo da previsão divulgada em junho (6%).

Para 2014, a probabilidade é que a inflação fique em 5,7%, ante 5,4% previstos anteriormente. No caso da inflação acumulada em 12 meses no final do terceiro trimestre de 2015, a estimativa é que caia para 5,5%.”

FONTE: HTTP://WWW.FOLHAPAULISTANA.COM.BR/2013/09/INFLACAO-2013-RELATORIO-APONTA-IPCA-DE-58-E-PARA-2014-PROBABILIDADE-E-DE-57/

Podemos observar que a inflação não permanece estável sempre a quedas e aumentos de preços no mercado e isso não é motivo para se descabelar, pois é assim que funciona a economia.

TAXA DE JUROS

Podemos afirmar que taxas de juros é o rendimento que se recebe ao fazer uma aplicação financeira. No Brasil temos uma sigla chamada SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). A SELIC indica a taxa de juros básica da economia brasileira. A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Entenda mais com o exemplo a seguir:

“O Brasil voltou a ostentar os maiores juros básicos do mundo. Ontem, o Banco Central (BC) decidiu elevar em 0,5 pontos percentual a Selic, que passa para 9,5% ao ano, a partir desta quinta-feira (10/10). Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses, o país tem uma taxa de 3,5%, ficando à frente de economias como Chile, China e Índia no ranking global. O reajuste foi o quinto consecutivo desde abril, quando os juros estavam na mínima histórica de 7,25%. A maioria dos analistas espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) encerre o atual ciclo de alta na última reunião de 2013, marcada para o fim de novembro, quando a Selic teria um aumento de mais 0,25 pontos e chegaria a 9,75%.”

FONTE: HTTP://WWW.CORREIOBRAZILIENSE.COM.BR/APP/NOTICIA/ECONOMIA/2013/10/10/INTERNAS_ECONOMIA,392632/BRASIL-VOLTA-A-TER-AS-MAIORES-TAXAS-DE-JUROS-BASICOS-DO-MUNDO.SHTML

TAXA DE CÂMBIO

A taxa de câmbio é o preço de troca entre a moeda de dois países; exemplo: Em economia internacional utilizamos o dólar como moeda de referência, então, no Brasil, a taxa de câmbio é a taxa de troca entre o real e o dólar. Em outras palavras, a taxa de câmbio determina quantos reais são necessários para se obter um dólar no mercado.

2.1 MÉTODOS QUANTITATIVOS

MEDIDAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com