Mantendo Pessoas. Monitorando Pessoas
Artigo: Mantendo Pessoas. Monitorando Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/9/2013 • Artigo • 891 Palavras (4 Páginas) • 523 Visualizações
Mantendo Pessoas. Monitorando Pessoas
Passo 1- Breve estudo sobre relação empregado X empregador
Relação entre Empregador e Empregados
Empregador – admite, assalaria e dirige, sumindo riscos das atividades econômicas.
Empregado – pessoa física que presta serviço de natureza não eventual
Com o trabalho, o homem transforma sua vida, acumula bens e retira seu sustento do seu trabalho, sendo livre, ou seja, dono do seu próprio negócio, ou sendo empregado produzindo para um patrão.
O empregado sempre sofreu exploração direta sem a vergonha do seu patrão. Para aumentar sua produção o patrão foi obrigado a ter seus próprios empregados todos os dias à disposição, fazendo assim com que sua mão de obra fosse assalariada conforme sua precisão houve também a evolução dos maquinários e tornando assim o empregado refém ou escravo de suas maquinas, neste período nem mulheres nem crianças eram poupadas.
A exploração faz com que os funcionários trabalhem até 18 horas por dia sem segurança ou garantia de vida, não respeitando assim o ser humano, escravizando o homem que seria dotado de direitos e garantias.
O homem neste período chega passar necessidades, mantendo assim o trabalho acuado. O trabalhador que visasse desenvolvimento, estaria começando luta contra a burguesia, iniciando assim, o surgimento de organizações e associações a sindicatos, isto faz com que abra um abismo entre empregador e empregados.
Existe uma preocupação em transformar chefes, em pessoas simpáticas, se preocupando com a produção e com o próximo, tentando assim a melhoria do relacionamento.
O empregador dirige sua empresa e não a vida social do empregado devendo assim tratá-lo com dignidade e respeito.
Passo 2 – Leitura e estudo sobre higiene e segurança do trabalho
Higiene e segurança do trabalho – normas e procedimentos para proteger a integridade física e mental do trabalhador, evitando assim riscos à saúde em relação ao cargo que exerce.
Higiene do trabalho – diagnosticar e prevenir doenças ocupacionais tem caráter preventivo, promovendo o conforto do funcionário, iluminação, temperatura e ruídos fazem parte também, sempre o funcionário deve estar munido e protegido pelos EPI’s, sendo que estes também devem estar ciente dos benefícios que estes equipamentos produzem, fazendo com que estes nãos sejam incômodos para sua utilização.
Existe a necessidade de mudança de comportamento dos funcionários em relação a valorização do equipamento em relação a sua vida, sempre sendo bem orientados por suas chefias.
Passo 3- Plano de Ação
O termo estratégia, bastante utilizado com relação às operações de comando militar, consiste, em geral, na arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. É a arte de explorar condições favoráveis com o fim de melhor alcançar resultados desejados.
Assim compreendida, a estratégia se faz necessária em todos os empreendimentos humanos: educacionais, políticos, profissionais, produtivos, econômicos, esportivos, comerciais, etc.
A concepção de uma estratégia implica em: conhecimento geral e específico, fonte de informações e de dados disponíveis, esforços pessoais e conjuntos, cooperação e gerenciamento.
O delineamento detalhado de uma estratégia deve integrar o plano de ação, a ser desenvolvido, sendo coerente com a disponibilidade de recursos materiais e humanos e, bem assim, com os objetivos e as metas igualmente delineados.
Dentre as muitas vantagens de preparar e executar uma estratégia bem definida para qualquer empreendimento, por mais simples que possa nos parecer, podemos citar: a economia te tempo e de recursos; a segurança do direcionamento da execução; o controle dos efeitos positivos e negativos, e a possibilidade de reverter situações e solucionar problemas e dificuldades ocasionais, no decorrer do processo.
Objetivos: Melhorar o cotidiano da empresam suas relações e comunicação
Medidas: capacitação dos gestores e ações com os colaboradores
Plano de Ação
Objetivos Estratégias Recursos Necessários Cronograma Responsável Status
Capacitar gestores para uma melhor relação com colaboradores Oferecer palestras com capacitados da área. Cachê para
Palestrantes e
Diretores 01/07 até 10/07 Miguel Filliage
Conscientizar gestores e colaboradores sobre a postura cotidiana Por meio de quadros teatrais animados abordar situações e posturas do cotidiano. Companhia de teatro e auditório 11/07 até 13/07 Marcos Aurélio
Sensibilizar gestores sobre as questões e organizações dos sindicatos e associações do gênero. Promover reuniões entre gestores e responsáveis pelos sindicatos e cooperativas Deslocamento para gestores e estrutura para reuniões e alimentação. 15/07 até 15/08 Antonio Carlos
Integrar o grupo como um todo e fortalecer o espírito de equipe Organizar dinâmicas que facilitem a integração da equipe Sala de dinâmica e profissional habilitado 20/08 até 20/09 RH
Consultar os funcionários e gestores sobre as mudanças necessárias Organizar reuniões de exposição de sugestões Material de Consumo e salas para as atividades 25/09 até 30/09 Gestores
Avaliar o processo de ação e impressões Mediar reuniões de avaliação para registrar os resultados do plano de ação Material de Consumo e salas para as atividades 05/10 até 06/10 Gestores , Direção e RH
Conclusão
Importante ressaltar que para um bom plano de ação etapas não podem ser esquecidas: começo, meio e fim.
Mapear os problemas seria o começo, na seqüência teríamos as tentativas de melhorias e por fim uma avaliação dos resultados e problemas.
Respeitar essa ordem é organizar a ação e administrá-la.
A pesquisa nos trouxe a possibilidade de refletir sobre as ações e desenhar sua prática, favorecendo nosso perfil profissional para desafios futuros.
Muito satisfatório o processo!
Passo 4 – Slides de apresentação sobre o plano de ação
Os slides estão relacionados a empresa escolhida, ações anteriores pesquisadas e plano de ação desta etapa da atividade complementar. Referência Bibliográfica
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas
organizações. Ed. Elsevier, 2009. PLT 160.
Matos, P. P. Higiene e Segurança do Trabalho. Disponível em: https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3MC00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en. Acesso em: 25/05/2013.
Romero, J. T. Relação entre empregado e empregador. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00NzliLWJ
kZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 25/05/2013.
...