Mercado de Capitais
Por: ronaldo016901 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.179 Palavras (21 Páginas) • 508 Visualizações
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO
MERCADO DE CAPITAIS
MERCADO DE AÇÕES DA PETROBRAS E BRF BRASIL
Alunos:
Débora Correia da Silva Evangelista
Gislaine Lacerda
Rodolfo Navarro
Ronaldo da Silva
Sandra Denise de Carvalho
Ycaro Zayller Benetti
Turma: 8º Termo A
Período: Noturno
Prof: Prof. Adriano Sudaia
Data: 07/10/2015
Marília
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1.1 Mercado de Ações: Fundamentos e Definições
2 OBJETIVOS DO TRABALHO
3 CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS
3.1 BRF Brasil
3.2 Petrobras
4 ANÁLISE DE INFORMAÇÕES DA EMPRESA E DO SETOR
4.1 BRF Brasil – Informações
4.2 História
4.3 Informações: Petrobras
5 CONJUNTURA MACROECONÔMICA
5.1 Política Monetária
5.2 Política Fiscal
5.3 Política Cambial
6 VALORES NA POSIÇÃO DA CARTEIRA E SALDO EM CONTA CORRENTE
6.1 BRF Brasil
6.2 Notícias sobre BRF
6.3 Fluxo de Caixa: Trimestrais Acumulado 2015
6.4 Petrobras: C/C
CONCLUSÃO
1.1. BRF Brasil
1.1.1 Vida saudável
1.1.2 Comunidades
1.1.3 Meio Ambiente
1.2 Petrobras
ANEXOS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
1.1 Mercado de Ações: Fundamentos e Definições
Quanto mais ampliada é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se explica em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças. Ao expor nosso capital, uma empresa encontra uma fonte de conquista de recursos financeiros permanentes.
A completa abertura de capital acontece quando a empresa alastra suas ações ao público, ou seja, emite ações e as agencia nas bolsas de valores. E nós, ao adquirirmos ações, passamos a sermos também sócio da empresa um acionista.
A opção de como e qual ação contrair deve ser levada a sério. Quando escolhemos uma faculdade ou quando vamos comprar um carro, por exemplo, não faz por investida. Leva em importância que é um investimento de longo prazo e procura saber as implicações futuras. Com ações é a própria coisa.
Ao depositar seus recursos em uma empresa, se deve saber onde está investindo o nosso dinheiro, quais os melhoramentos e riscos do negócio. Na procura de lucro fácil, podemos se expor e não atingir os resultados esperados. Por isso, é melhor se apoiarmos de informações e agir com segurança.
2 OBJETIVOS DO TRABALHO
Avaliar o comportamento do mercado de ações no Brasil, baseando-se nas ações que compunham a Carteira Hipotética de Investimentos, estudada no trabalho realizado no 5º Termo de Administração no 1º semestre de 2014, na disciplina Análise Estratégica de Finanças e Investimentos.
Com base na posição da carteira que sustentava no dia 17/04/2014, deveremos analisar o desempenho econômico-financeiro das companhias, pesquisar os acontecimentos e o cenário macroeconômico do período, a fim de fornecer instrumentos para analisar fatores determinantes para valorização ou desvalorização das ações das empresas no mercado.
Dessa forma vamos buscar informações sobre as empresas, como por exemplo: situação patrimonial, planos e projetos, market share, estágio do ciclo de seus produtos, grau de inovação, grau de concorrência no setor, presença no mercado internacional, dentre outros.
Além das informações acima, deveremos abordar questões pertinentes às políticas econômicas desenvolvidas no país, referentes às políticas monetária, fiscal e cambial, como por exemplo: estabilidade, taxa de câmbio e de juros, indicadores de crescimento e inflação etc.
3 CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS
3.1 BRF Brasil
A BRF constrói, dia a dia, uma filosofia que coloca todos os colaboradores, em todas as unidades mundo afora, na mesma página, para que juntos possam consolidar a empresa no cenário global. Possuem uma cultura que coloca todos na mesma sintonia se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que, fora dos muros da empresa, o mercado, pouco a pouco, vem colocando seu foco nas pessoas e nos processos das grandes companhias já que a entrega de produtos de qualidade já não é o principal diferencial no cenário competitivo global. Além disso, quando o olhar se volta para o ambiente interno da companhia, é cada vez mais notório que os profissionais sintam a necessidade de pertencerem a uma mesma identidade, com objetivos e metas comuns.
Por isso, foi criado o Viva BRF, um conjunto de ações, valores e atributos que mudam tudo: a ligação com os mercados de atuação, as relações entre gestores e equipes, as parcerias entre áreas e até mesmo a motivação no dia-a-dia. Essas ações vêm sendo desenhadas pelo Núcleo de Cultura, formado por executivos, lideranças e embaixadores indicados, responsáveis por dialogar com os colaboradores de todas as unidades sobre ações de engajamento e sobre as características da BRF, respeitando a diversidade e os costumes locais.
...