Mercado financeiro - Utilização de criptomoedas
Por: bruna_maciel • 22/10/2019 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
A revolução industrial contribui diretamente para a criação de novos mercados, serviços e produtos. O compartilhamento da informação dissipou o poder de maneira descentralizada, um exemplo recente disso é a Moeda Bitcoin. O bitcoin revolucionou o mercado financeiro, ativos virtuais protegidos por criptografia, permitem transações, pagamentos e doações através de transferências eletrônicas.
Os ativos virtuais armazenados em redes de computadores permitem a efetuação de pagamentos ou transferências financeiras sem a necessidade de um mediador financeiro, além do bitcoin existem milhares de outras moedas virtuais com definições próprias como o bitcoin cash, ethereum, XRP ou Riple, Litecoin. A estrutura dos criptoativos se concentra em um forma de contabilidade ponto a ponto, todas as transações realizadas nas redes são validadas pelos participantes do sistema. A tecnologia mais conhecida é o blockchain, pois permite transações publicadas na rede serem agrupadas em blocos, onde a propriedade desses ativos é feita através de senhas criptografadas ocorrendo de maneira quase anônima.
Existem atualmente diversas maneiras de consolidar uma carteira, como armazená-las e como custódia-las. Os criptoativos quando utilizados para pagamentos ou transferências financeiras não são controlados ou regularizados por qualquer instituição financeira, compondo um universo a parte das moedas "oficiais", por isso não existe nenhuma obrigação na aceitação das moedas virtuais levando em consideração também a volatilidade desses ativos dificultam a oficialização como moeda, que para tal precisaria de além de unidade de conta uma reserva de valor. é preciso saber diferenciar as criptomoedas das moedas eletrônicas, que são recursos reais resguardados em sistemas eletrônicos através de instituições financeiras e utilizadas como meio de pagamento e emissão de nota fiscal.
Ao possibilitar o uso de um código fonte em uma rede distribuída de computadores novos horizontes surgiram no mercado financeiro, o primeiro vislumbre dessa oferta foi o fenômeno dos ICOs (Initial Coin Offerings - Oferta inicial de ativos virtuais). Empresas ou projetos em desenvolvimento utilizam o ICO como ferramenta na captação de recursos trocando favores virtuais com seus investidores, chamados de tokens. O uso dos tokens dão direitos aos investidores, podendo conceder acesso ao serviço a ser financiado ou participação nos lucros com remuneração pré-fixada sobre o capital investido.
Apesar de muitos benefícios existem muitos riscos no mercado das criptomoedas, são alvos frequentes de fraudes e criminosos atraídos pelo anonimato das transações e demais particularidades dos ativos digitais. Crimes como estelionato, divulgação de falsas informações, esquema de pirâmide e estratégias de marketing, podem inflar os ativos a serem convertidos em moedas. O risco da liquidez acontece durante as transações que por conta da alta volatilidade da moeda provoca perda parcial ou total do valor aplicado.
Depois das criptomoedas o mercado financeiro avançou em diversas direções com intenção de aperfeiçoar os métodos de transações nacionais e internacionais, os ativos digitais tem potencial para renda fixa e variável além de abrir espaço para novos negócios, por isso os negociantes e utilizadores da plataforma devem buscar além de se adequar ao sistema, se prevenir contra
...