Metrologia
Por: duduluck • 15/11/2015 • Monografia • 1.458 Palavras (6 Páginas) • 150 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
Campus I: Rua Senador Fláquer, nº 456/459 – Centro – Santo André – SP. CEP 09010-160
Campus II: Av. Dr. Alberto Benedetti, nº 444 – Vl. Assunção – Santo André – SP. CEP 09030-340[pic 1]
Automação Industrial
Mecatrônica Industrial
Gestão da Qualidade
Nomes Adimar Santos | RA’s 8635260023 |
Francisco Erick | 8491227019 |
Felipe Pereira | 9902015648 |
Dascio Paranho | 8488211777 |
Michael de Souza | 8638278468 |
Wesley Souza | 8491241970 |
Eduardo Trevisan | 8403997172 |
Caio Pereira da Silva | 8638281189 |
CONCEITUAÇÃO DA QUALIDADE
Profº Geraldo Zaccaro
Santo André – SP
2014
SUMÁRIO
DIAGRAMA DE FLUXO DE TRABALHO.................................................................................... 1
GRÁFICO DE CONTROLE ...................................................................................................... 2
JUST IN TIME (JIT) .................................................................................................................. 3
KANBAN ................................................................................................................................... 4
METODOLOGIA 5S ................................................................................................................. 5
GRÁFICO DE DISPERSÃO...................................................................................................... 6
CONJUNTO INDUSTRIAL FORD SÃO BERNARDO DO CAMPO .................................... 7
OBJETIVO DO ESTUDO.......................................................................................................... 8
DIAGRAMA DE FLUXO DE TRABALHO
Um diagrama do fluxo de trabalho representa visualmente o movimento e as transferências de recursos, documentos, dados e tarefas através de todo o processo de trabalho para um determinado produto ou serviço. Um fluxograma bem sucedido representará clara e rapidamente o fluxo de trabalho correto.
BENEFÍCIOS
De acordo com a "University of. California" (Universidade da Califórnia), em Irvine, nos EUA, as vantagens do fluxograma incluem “entendimento, conhecimento, comunicação, análise efetiva e documentação apropriada”. Representar visualmente todo o fluxo de trabalho permite que um funcionário entenda melhor não apenas as suas responsabilidades, mas também as responsabilidades dos outros. A criação de um fluxograma bem sucedido e preciso aumenta o conhecimento do local de trabalho devido à pesquisa necessária e à compilação de dados. A comunicação também melhora quando o funcionário entende melhor seu trabalho.
Muitos processos de trabalho podem ser complexos e complicados, então é importante representar visualmente como as tarefas estão sendo concluídas para melhorar a compreensão e a eficiência do funcionário. Diagramas de fluxo de trabalho esclarecem bem quem é o responsável por cada fase, quais documentos e recursos eles precisam e quanto tempo é necessário para cada estágio (veja a segunda referência). Conhecer os papéis dos funcionários e os recursos necessários para a produção permite que a gerência defina facilmente os pontos fracos e a alivie os gargalos. Gargalos são todos os aspectos que dificultam e atrasam o tempo total do processo.
GRÁFICO DE CONTROLE
O Gráfico de Controle é a ferramenta da qualidade mais conhecida e difundida. Muitas empresas já a utilizam há muito tempo, pois a mesma é muito útil no controle de processos e produtos.
A ferramenta é baseada em estatística, considerando como princípio que todo processo tem variações estatísticas. A partir da determinação desta variação, é possível a determinação de parâmetros que nos informem se o processo está ocorrendo dentro dos limites esperados ou se existe algum fator que está fazendo com que o mesmo saia controle.
BENEFÍCIOS
Este tipo de gráfico é usado para analisar as leituras de forma independente, possibilitando agir direto no problema assim que perceber a variação no processo, porém muito próxima ao limite superior de controle, demonstrando que o processo não mantém controle estatístico ou os limites impostos estão muito justos para este processo que vem trabalhando sempre acima do limite ideal definido.
JUST IN TIME (JIT)
Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just In Time é em inglês, e significa na hora certa.
O sistema Just In Time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O Just In Time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o Just In Time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.
BENEFÍCIOS
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado à produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
...