TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e macroeconomia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        

3 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL        6

3.2 MEDIDAS DESCRITIVAS        6

3.3 NÚMEROS-ÍNDICES        7

4 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE        8

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho proposto vamos entender um pouco mais sobre a estrutura de mercado do setor supermercadista que por sua vez pode ser dividido em algumas partes como microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos voltados ao setor supermercadista entre outros, através deste estudos poderemos identificar as evoluções e quedas das vendas do setor, suas estratégias de crescimento e os meios usados para isso, bem como passaremos a entender melhor as ações que implicam no processo evolutivo dessa estrutura.

Essa pesquisa nos permitirá fazer uma breve análise do setor tanto no Rio Grande do Sul como no país, vamos analisar também as transformações sofridas, suas condições e perspectivas e desempenho organizacional.


  1. Microeconomia e macroeconomia

Existem pelo ou menos 8 (oito) tipos de estruturas de mercado, ao qual são avaliados pelo tamanho e capacidade de poder que uma empresa tem sobre o mercado. Entretanto, tomando por base o texto solicitado podemos identificar apenas 4 (quatro) formas de mercado levando em consideração o fato do setor supermercadista está diretamente incluso no mercado de bens e serviços, são eles; concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio.  

Na concorrência perfeita, é o mercado que estabelece o preço do produto, sendo assim também pode ser caracterizado como mercado competitivo. Cada empresa baseia-se no preço de mercado para decidir o quanto será produzido e vendido, da mesma forma os consumidores também se baseiam em tal preço para decidir o quanto e onde vão adquirir. As principais características deste mercado são por exemplo a existência de um grande número de compradores e de vendedores atuando isoladamente, os produtos são em seu total homogêneos, existem um grande número de compradores, transparência de mercado e livre mobilidade, ou seja a entrada e saída de empresas no mercado é totalmente livre.

No monopólio, existe uma dominância de mercado, ou seja, é uma situação econômica em que uma única empresa controla o mercado de produção e comercialização de um produto ou serviço, a empresa monopolista fixará o preço que mais lhe convier, no Brasil existe uma legislação comercial que proíbe a pratica do monopólio, porém, o que dizer da Petrobrás, é praticamente um monopólio do país. Já a concorrência monopolística ou monopolizadora é um tipo de estrutura em que é produzido diversos tipos de produtos porem funciona como um pequeno monopólio, cada empresa possuem um produto em particular ou seus próprios preços e suas próprias demandas, de forma que se diferencie dos concorrentes próximos, são em sua totalidade pequenas e numerosas empresas os produtos podem ser iguais, mas cada empresa vai tentar diferenciar seus artigos e chamar a atenção. É uma forma de concorrência imperfeita que oferecem produtos não homogêneos e por tanto substituíveis.        

O oligopólio por sua vez, é caracterizado por um mercado onde existem pouquíssimos concorrentes, ou seja, poucas empresas para muitos consumidores. Costumam trabalhar com preços estabilizados dessa forma evitando a competição. Segundo analises do texto proposto os países estão investindo muito Brasil onde a concorrência é menor e por tanto podem trabalhar com quaisquer preços sem muita competição, como empresa de fabricação de veículos públicos e operadoras por exemplo.


  1. Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial

No meio administrativo as pessoas não só têm acesso como dependem de informações estatísticas sobre determinada situação. Em um ambiente corporativo, que dispõe de setores como gerenciamento, departamento pessoal e demais cargos ligados à área administrativa necessitam de dados estatísticos. Podemos usar como exemplo uma empresa onde existe a necessidade de estocar; a adoção de cálculos para a verificação de parâmetros, como por exemplo; estoque de segurança, necessidade de reabastecimento, qual estoque máximo, situação de estoque virtual, lote econômico de compras, quantidade a comprar entre outros, é uma tarefa essencial. Gestores de estoques que permitem o acontecimento de erros como o estoque está zero, estão sujeitos a sérios problemas, sem direito a trocas ou algo do tipo, a não-computação de vendas efetuadas, aos demais prejuízos que surgem em detrimento disto e a possibilidade do fortalecimento da concorrência. O método quantitativo é subdividido em algumas partes vejamos;

  1. Medidas descritivas

Ou estatística descritiva é feita em sua maioria por resumos numéricos com possibilidades de ter uma ou mais variáveis com o objetivo de organizar e resumir o mais claro possível determinados dados.

  1. Medidas de Tendência Central;

As medidas de centralidade são respectivamente Média Aritmética, Mediana e Moda.

Média Aritmética é o resultado da divisão da soma dos números dados divididos pela quantidade dos números somados.

Ex; 5+7+3+6+8 = 5,8

              5

  1. Medidas de Dispersão;

Também pode ser chamada de variabilidade é um conceito utilizado para determinar a variância ou dispersão de determinado dados em relação a medida de localização do centro da amostra analisada. E para que isso ocorra deve-se utilizar duas medidas importantes: A variância e o desvio padrão. A Variância é a medida que se obtém das somas dos quadrados dos desvios das observações da amostra à sua média e dividindo pelo número de observações da amostra menos um. O Desvio Padrão por sua vez é capaz de identificar o “erro” em um conjunto de dados, caso fosse solicitado a substituição de um dos valores coletados pela média aritmética, ou seja, enquanto a variância envolve a soma dos quadrados para obter uma medida de variação ou dispersão com as mesmas unidades que os dados tomamos a raiz quadrada e obtemos o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com