Modais de Transporte Desafio Anhanguera
Por: edsonuip9 • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 471 Visualizações
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TEC. EM LOGISTICA III
RELATÓRIO FINAL
1º SEMESTRE 2015
- UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Polo Rio Claro
Edson L. Gonçalves - RA FRC9785455999
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar o melhor modal de transporte a ser utilizado em uma indústria de laticínios e os custos logísticos associados a este modal.
Foram analisados os tipos de transportes, os custos e características operacionais específicas.
A avaliação e demonstração de forma clara e objetiva de levantamento de uma organização do ramo de laticínios, e o desenvolvimento e implantação de um modal de transporte propício busca um bom resultado, considerando os impactos logísticos na implantação do modal.
- INDÚSTRIA DE LATICINIOS
Uma indústria de laticínios, como qualquer outra empresa, vários fatores são importantes e influenciam os custos da produção. Energia elétrica, água, transporte e elementos do ciclo de produção são os que poderiam ser classificados como fatores críticos.
2. LOGISTICA DA COLETA E DISTRIBUIÇÃO DO LEITE
O grande desafio de uma indústria de laticínios é a coleta e armazenamento do leito in natura até a fabrica, onde se busca as melhores formas de diminuição dos custos.
3. MODAIS DE TRANSPORTE
Antes de escolher o meio mais adequado para transporte dos produtos, deve-se estudar todas as rotas possíveis, analisar os modais que oferecem maior vantagem para cada percurso. Critérios como menor custo, natureza da carga, capacidade de transporte, segurança, versatilidade e rapidez devem ser levados em conta antes da decisão. Todos os modais possuem vantagens e desvantagens. Algumas se tornam adequadas para determinado tipo de produto e outras não.
3.1. Aéreo
É o transporte adequado para as mercadorias com urgência na entrega, ante a perecibilidade, e que irão percorrer grandes distâncias. Também é indicado para produtos de alto valor comercial e/ou de pequeno volume. É vantajoso em relação ao outros modais pela rapidez e segurança, e também pela redução de custos quanto a embalagem e estocagem, porém, tem como desvantagem sua capacidade menor e custo do frete é alto, em relação aos demais modais.
3.2. Aquaviário
Muito utilizado no comércio internacional. É o transporte executado sobre a água. Pode ser marítimo, fluvial ou lacustre. Transporta grandes lotes de carga e tem vantagens em relação ao preço, a capacidade, e o transporte de todo o tipo de carga, já suas desvantagens são as distâncias entre os centros de produção, necessidade de transbordo nos portos (complemento de outro modal de transporte), maior exigência das embalagens, e frequência de congestionamento nos portos.
3.3. Dutoviário
Meio de transporte efetuado por gravidade ou pressão mecânica, através de dutos ou tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, sendo considerado o modal mais consistente e frequente de todos os modais. Seus principais produtos transportados são petróleo e seus derivados, exemplo: gás, álcool e produtos químicos. Vantagens do modal dutoviário: não equacionamento da viagem de volta, não necessita de embalagem, demanda pouca mão de obra, não há atraso por consequências climáticas, e há uma superioridade de segurança no transporte de produtos perigosos como o etileno e o GLP.
...