Modelo de Planejamento
Por: RejaneFontes • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.216 Palavras (9 Páginas) • 275 Visualizações
O planejamento torna-se cada vez mais necessário às organizações, independente da área em que atuam. Estabelecer objetivos e delinear os passos para alcançá-lo tornar-se hoje em dia muito mais sensato aos gestores do que se deparar com resultados impensados, já que o que não é mensurado consequentemente não é controlado. Um plano de negócios é uma ferramenta muito utilizada pelos empreendedores para a tomada de decisões e minimização de riscos.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo conhecer as etapas de formação da Farmácia Santo Antônio, seus concorrentes, fornecedores e o posicionamento no mercado que atua.
DESENVOLVIMENTO
Primeiro desafio – Contexto administrativo
Histórico da Empresa
A empresa escolhida foi a Farmácia Santo Antônio, localizada Rua Caixeiro Viajante, 2 - Centro - Jacobina - BA. Micro empresa, que atua no ramo varejista de drogaria e está a cada dia inovando na tentativa de garantir a satisfação dos clientes.
Em 14 de Abril 1978 no povoado do Junco na cidade de Jacobina-BA, o então jovem Sivanildo Inácio da Silva e sua futura esposa Anatilde Mirian Carneiro montam uma pequena farmácia, que com o passar dos anos entraria para história de Jacobina. Em 2003 a Farmácia Santo Antônio deu um grande passo, pois foi a primeira drogaria que tinha um Farmacêutico, o Dr Lucas Carneiro da Silva que começava então os trabalhos em sua cidade natal.
Atuou também com o setor de manipulação de medicamentos tornando-se conhecida em todo estado da Bahia com a implantação do SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral, o mais moderno programa de controle de qualidade de medicamentos do setor no país.
Além desses avanços obteve o reconhecimento, em 2009, através do Prêmio De Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Provando que o empenho de buscar sempre qualificação com compromisso trouxe resultados.
Esse progresso foi baseado na seguinte missão e visão:
- Missão da Empresa: Implantar e praticar a atenção farmacêutica visando à melhoria da qualidade de vida entre nossos clientes.
- Visão da Empresa: Ser reconhecida como farmácia referência em serviços farmacêuticos no Estado da Bahia.
Teoria Utilizada
A teoria sugerida é a gestão pela qualidade total. Antes de abordarmos este modelo vamos esclarecer o que é qualidade. O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente ele evoluiu para a visão de satisfação do cliente, ampliando o horizonte de fatores para além das especificações. Paralelamente, surgiu a visão de que a qualidade é fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o mercado. Hoje, qualidade representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional.
O empreendedor só precisa ter o cuidado para não confundir a palavra qualidade com luxo. Qualidade não significa, necessariamente, o melhor ou o mais caro, mas sim o mais apropriado.
O segmento de farmácia passa por constantes transformações, pois as mudanças ocorridas na maneira de viver dos clientes afeta diretamente as vendas, e com o aumento da renda, o stress, hábitos alimentares incorretos, poluição, doenças de trabalho, são problemas que levam cada vez mais gente a procura de medicamentos. Diante deste quadro foi possível definir, que esta Teoria se encaixa perfeitamente as necessidades e posturas assumidas pela empresa.
Sugestões de Melhorias
Avaliando a quantidade de clientes e funcionários, percebe-se que são insuficientes, logo, para que haja uma melhoria no desenvolvimento organizacional da empresa seria importante a contratação de mais funcionários, agregando avanços e eficiência nos resultados da empresa, através da qualidade dos serviços aos clientes.
Poderia também disponibilizar o serviço de entrega a domicilio, já que a maioria dos consumidores são aposentados, garantindo a eles maior comodidade.
Teoria da Administração Moderna
Nas últimas décadas, identifica-se cada vez mais o aumento da complexidade das organizações. Diversos fatores ilustram esta realidade: maior competitividade entre as empresas, a globalização, surgimento de temas importantes como a responsabilidade social e a gestão do conhecimento, as novas tecnologias da informação e da comunicação, o aumento do tamanho das empresas, entre outros fatores.
As organizações complexas levaram a uma nova teoria, em que a estrutura de uma organização e o seu funcionamento depende principalmente da sua interface com o ambiente externo. Hoje, torna-se possível encontrar uma única teoria capaz de dar respostas e atender a todos os tipos de organizações; por isso, o surgimento da teoria contingencial que diz que diferentes ambientes requerem diferentes relações organizacionais para uma ótima eficácia. Por isso, a teoria que recomendamos para o gestor da empresa é a Teoria Contingencial.
De maneira geral, contingência significa algo incerto ou eventual, que pode ou não acontecer. Refere-se a uma proposição cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência e pela evidência, e não pela razão. Deste modo, seria necessário indicarmos um modelo apropriado para cada situação. Chiavenato (2000) afirma que:
a abordagem contigencial salienta que não se atinge a eficácia organizacional, ou seja, não existe uma forma única que seja a melhor para organizar no sentido de se alcançar objetivos altamente variados das organizações dentro de um ambiente de trabalho também variado.
A Teoria Contingencial traz a idéia de que: não existe “a melhor maneira” de se organizar, que tudo depende das características ambientais significativas para a organização; não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, tudo é relativo, tudo depende. Portanto, esta teoria afirma que não existe uma teoria mais certa que a outra. Para cada situação são utilizados critérios diferenciados, pois depende da situação do ambiente.
Segundo Desafio – Contexto Econômico
A farmácia Santo Antônio é uma micro empresa, que participa do setor terciário da economia, o ramo de atividade é o comércio e os principais produtos e serviços ofertados são: medicamentos em geral, compostos químicos, cosméticos, produtos de higiene pessoal etc.
...