Motivações metodológicas Como as influências da degradação do urânio Disband Student Course "Statistics"
Pesquisas Acadêmicas: Motivações metodológicas Como as influências da degradação do urânio Disband Student Course "Statistics". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabih12 • 3/12/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.597 Palavras (15 Páginas) • 204 Visualizações
INTRODUÇÃO
A motivação, quando bem dirigida, satisfaz as necessidades do organismo e é de suprema importância na análise do comportamento. Ela traz benefícios à autorrealizaçã, capacita o crescimento individual, proporciona equilíbrio tanto na vida particular como na profissional (Appley, 1975, p.799).
A principal hipótese desta pesquisa é que o estimulo, por meio de técnicas de motivação estabelecidas na área de psicologia, proporciona uma visão mais ampla de todosos benefícios que irão advir, motiva a ação e assim leva à maior dedicação aos estudos. Através da análise de dados coletados, buscarseá evidência estatística de redução nas taxas de evasão e os fatores associados ao abandono no curso. Nesse contexto, questionarseá: qual a relevância e a influência da utilização de técnicas de motivação na redução do índice de desistência e evasão dos alunos do curso de Estatística.
OBJETIVOS
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o resultado de técnicas de motivação como influência na redução do índice de desistência dos alunos do curso de Estatística. Para alcançar este objetivo, pretende se:
• traçar um perfil do aluno que ingressa no Curso de Estatística,
• aplicar um questionário de avaliação e expectativa em relação ao curso,
• separar os alunos em grupos conforme resultados do questionário,
• aplicar técnicas de motivação utilizadas pelo grupo de pesquisa coordenado pela
Profa. Dra. Luciana Albanese Valore do Departamento de PsicologiaUFPR,
• aplicar métodos estatísticos para avaliação dos resultados,
• acompanhar índices de desistência com metodologia da análise de sobrevida.
JUSTIFICATIVA
O profissional da área de estatística tem o importante papel de coordenar o planejamento de pesquisas e analisar seus resultados para a tomada de decisões,um campo de trabalho para atuação, não se limitando a serviços de assessorias oude atuação em instituições públicas. Entretanto, por mais que seja orientado, muitas vezes oaluno iniciante não tem esta visão do todo e isto vai fazer com que já no primeiro ano ele se sinta desmotivado para persistir em seus estudos.
Este não é o único fator pois, além do curso ser noturno e requerer horas de dedicação, muitos estudantes já vêm para a universidade cansados e não encontram tempo, nem motivação, para estudar nos finais de semana.
O estudo da aplicação de técnicas de motivação para os alunos torna se importante pois permite avaliar a eficácia de tais técnicas, bem como identificar fatores associados a altos índices de evasão e abandono.
A visão de Chiavenato em relação a motivação no ambiente de trabalho contemporâneo
Chiavenato nos tempos atuais as organizações estão ampliando a sua visão e atuação estratégia, todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, assim necessitam dos empregados como parceiros. O autor coloca ainda que os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.
Ou seja, desenvolvimento organizacional é a capacidade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos. E uma aptidão permite uma formidável ampliação da competência profissional de cada pessoa. O objetivo de recursos humanos é o relacionamento entre a organização e seus funcionários. A cultura da organização deve refletir-se no planejamento da sucessão ou na estrutura organizacional, como também na combinação entre centralização ou descentralização.
O treinamento é uma ação de Recursos Humanos pontual e que o desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador, do trabalho e da organização.
Trazendo a motivação dos funcionários impulsionando suas atitudes no desempenho de suas tarefas. Logo, é de interesse do gestor conhecer e aprimorar os elementos motivadores em seu ambiente de trabalho. Assim como detectar pontos que causam a desmotivação e neutralizá-los. Deste modo, a valorização do funcionário torna-se uma ferramenta gerencial relevante para as empresas, independentemente do ramo de atividade que exerce.
Contudo liderança é um elemento necessário em todas as atividades e em todas as organizações, para que as equipes se harmonizem e produzam resultados. Neste sentido a gerência atua como mediador, transformando os objetivos da direção em planos e programas de trabalho a serem executados pelos membros da organização..
Acrescentando que para proporcionar a motivação no trabalho, o cargo deve ser planejado de forma flexível e desafiante, para incentivar e acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.
Considerando que a organização é como um sistema de contribuições e recompensas. Essa teoria avalia a contribuição dos indivíduos em relação ao que recebem como recompensa da organização em que trabalham. O autor explica que os funcionários comparam seu esforço e recompensa com o esforço e recompensa dos outros em situação semelhante. A partir dessa comparação escolhem uma das alternativas de comportamento.
Trazendo as necessidades sociais incluem o relacionamento interpessoal, através do qual surgem sentimentos como amizade e aceitação no grupo de trabalho.
A visão de Bergamini em relação a motivação
...