Salario Motiva
Pesquisas Acadêmicas: Salario Motiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglasgustavo • 21/11/2013 • 227 Palavras (1 Páginas) • 654 Visualizações
O salário é algo concreto, permite ao funcionário fazer planejamento, pagar contas, suprir necessidades e realizar desejos. No entanto, dentre os administradores das empresas, o salário não é o item mais importante para a medição do nível de satisfação dos colaboradores. A perspectiva de sucesso nos próximos 3 anos e o clima organizacional são itens mais relevantes. Em teoria, sabemos que o salário é um elemento de sobrevivência e não de motivação. Inicialmente, ele até pode ajudar a aumentar a satisfação dos colaboradores, mas não se perpetua no médio prazo. Com o passar dos meses, ele vai perdendo a sua essência.
Apesar de acreditar que o salário isoladamente não é motivador, tenho certeza que ele é um agente de desmotivação, se não atender às expectativas do funcionário. O salário é o pagamento pelo esforço que o colaborador imprime na realização dos objetivos da empresa, portanto, precisa ser justo. Se o funcionário tiver dúvidas quanto a isso, não existe discurso que melhore o clima da organização.
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
...