Métodos das ciências (atividades)
Por: Darliane da Silva • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 185 Visualizações
Atividades das aulas 01, 02, 03 e 04
Leia atentamente as observações abaixo das atividades
Atividade da aula 01
Os procedimentos metodológicos no estudo de um fato ou fenômeno devem obedecer a critérios que garantam consistência, validade e confiabilidade aos resultados. Por isso a obediência ao referencial teórico e metodológico adotado e a precisão nas informações apresentadas. (mínimo de 08 linhas)
Quando sugerido a elaboração de um trabalho científico, é necessário que o pesquisador busque se informar sobre o tema que irá abordar, assim como informar-se sobre os métodos analíticos relacionados ao seu tema. Desta forma, o pesquisador será capaz de escolher um meto analítico adequado de acordo com seus propósitos de estudo. Ao definir o teórico-metodológico, o pesquisador precisa ter noção de que está delimitando suas ações posteriores, por exemplo, quando falar no seu referencial teórico sobre X, não lhe será adequado pesquisar dados sobre Y. Portanto, não é creditada confiabilidade a uma pesquisa que se denomina “pesquisa-ação”, porém, ao averiguar seu trajeto de comunicação com os integrantes e analisar os dados, nota-se que tratou de uma pesquisa quantitativa. E então, observar às escolhas teórico-metodológica conscientes é importante, já que elas nos orientaram em nossos passos e ações no decorrer da pesquisa. Ao contrário, caso não acompanhamos o referencial teórico e o método escolhido, nossa pesquisa pode ser severamente criticada, uma vez que não apresenta apontamento de coerência, confiabilidade, inutilizando desta forma sua validez.
Atividade da aula 02
Por que dizemos que as ciências cognitivas devem ser compreendidas como o estudo da inteligência humana, indo de sua estrutura formal e de seu substrato biológico, passando por sua modelagem, até suas expressões psicológicas, linguísticas e antropológicas? (Mínimo de 08 linhas)
Baseando-se nas leituras realizadas, podemos assegurar que o estudo das ciências cognitivas acontece de forma interdisciplinar, uma vez que abrange diversos campos do saber para verificar a constituição e funcionamento da lógica humana. Ao mencionar em particular às ciências cognitivas, estamos enfocando na área da psicologia. No entanto, a fim de entender como se dá a lógica nessa área, é necessário que analisamos outras áreas do conhecimento que abordam o saber, como: biologia, sociologia, linguística, neurofisiologia, entre outras. Desta maneira, todas essas áreas do conhecimento relacionados influenciam, ou seja, ajudam para a formação lógica elaborada pelo o ser humano, durante o tempo em que pensamos.
Atividade da aula 03
De acordo com os estudos realizados em aula, por que dizemos que [...] A investigação nunca começa no início? Desenvolva uma reflexão referente a este assunto. (Mínimo de 08 linhas)
Com fundamentos nas leituras da disciplina, podemos deduzir que, antes de apresentar o desenvolvimento de uma pesquisa científica, devemos entender sobre o conhecimento atual do tema escolhido. Tendo como exemplo, antes de desenvolver uma redação de um projeto de pesquisa, é indispensável conhecer o que já foi divulgado sobre o tema para que, observando o que já se conhece, sejamos capazes de prosseguir. Desse modo, pretendemos completar possíveis falhas que ainda possam existir ou amplificar reflexões sobre assuntos importantes. Assim, para que orientamos uma investigação, é necessário que conhecemos o que outros pesquisadores já investigarão, divulgarão e comprovarão. Nesse seguimento, nossa pesquisa será diferente, uma vez que não se reproduz o que outros estudos já descobrirão, a etapa que sua sugestão reconhece trabalhos anteriores.
...