Necessidade de planejamento
Tese: Necessidade de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eadchristi • 27/10/2014 • Tese • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 414 Visualizações
A necessidade de Planejar
Muito ouvimos falar sobre P.P.P (Projeto Político Pedagógico), mas será que realmente sabemos o que é, e ao mesmo tempo como funciona? Pesquisas indicam que a cada ano o P.P.P, vem se tornando um tema cada vez mais abordado no ramo da educação, uma espécie de processo que deve ser muito bem elaborado, não só por gestores e professores, e sim junto aos alunos, funcionários e comunidade escolar em geral.
Partindo desse ponto, vamos entender melhor sobre P.P.P (Projeto Político Pedagógico) e como sua importância nos favorece em meio a tanta miscigenação, e a tantos pontos positivos e negativos que podem ser trabalhados ou não em prol de uma educação cada vez melhor.
Em meio ao século XXI, ainda temos muito sobre o que aprender em relação à qualquer ramo, seja ele da indústria, da agricultura, e assim da educação. Voltada para uma sociedade totalmente capitalista, vimos a grandeza de como tudo funciona em meio a tanto “poder”, vigorando ações que proporcionam uma boa integridade, independentemente de como ela pode ser vista.
Se formos fazer uma retrospecção do nosso passado, poderemos perfeitamente nos dar por conta que os Gregos foram os que primeiro trataram e refletiram acerca do mecanismo educacional, e há evidências de que eles tenham sido os primeiros a relacionarem o político com o pedagógico. A política para eles é possuidora de uma conotação distinta da política atual, pois ela visa a boa formação e a felicidade de todo e qualquer cidadão.
Será que o P.P.P. apresenta alguma função favorável às instituições? Quanto a isso não há dúvidas, pois, o mesmo busca dar a ela uma direção e uma melhor organização interior. Em razão disso, todo o projeto pedagógico da escola de certa forma é também um projeto político por estar inteiramente ligado ao compromisso sócio-político. No dizer de Nogaro, a ausência de um P.P.P. impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele caminha, mas para aonde? Na verdade, o político juntamente com o pedagógico é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis à efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania.
Cada gestor de escola planeja almejar um ponto máximo sobre uma boa educação, e para um bom trabalho seguir em frente e com boas finalidades é preciso trabalhar em equipe, e para que isso aconteça é necessário fazer um trabalho voltado para a escola onde o todo possa ser inserido, longe de preconceitos e desavenças. Mas como fazer o P.P.P dar certo em um ambiente escolar? Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto da escola estiver engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. Não é preciso refazer a missão todo ano. Geralmente, o P.P.P dura de dois a cinco anos. Deve ser alterado quando a equipe percebe que os princípios já não correspondem às suas aspirações (os objetivos iniciais foram alcançados ou precisam ser modificados), a clientela é outra (aconteceram mudanças na comunidade) ou o contexto escolar teve alterações (introdução do Ensino Fundamental de nove anos ou a chegada da Educação Infantil ou de Jovens e Adultos). Esse trecho deve ser respaldado nos planos municipal ou estadual de Educação.
De acordo com a necessidade escolar, esse projeto poderá sofrer modificações, uma vez inserido no plano educacional, deverá obter êxito em prol da educação.
O ideal é que o PPP seja montado em um arquivo eletrônico, no computador, e, depois de impresso, colocado em uma pasta arquivo para facilitar o acesso e as alterações durante o ano letivo. Todas as pessoas inserida na escola deve ter acesso a esse PPP, uma vez que ele é voltado para a melhoria da educação escolar onde o mesmo está sendo colocado em pratica.
O PPP deverá ser apresentado de forma esclarecida a cada aluno, para que o projeto não seja visto como mais uma atividade a ser cumprida sem alguma finalidade. Nos temos de hoje fica mais fácil esse contato com realidade escolar, pois sabemos que a internet se torna fundamental, aliás, se torna uma aliada para a melhoria da educação em nosso país, pois através dela podemos mobilizar uma ação educativa voltada para melhorias educacionais.
Partindo de um ponto onde ao sermos inserido em uma sociedade ela se torna cada vez mais útil em nosso dia-a-dia. Hoje em dia é muito mais “fácil” obter resultados positivos, isso requer uma troca de experiências entre profissionais da educação e comunidade escolar.
Não é difícil entender que a gestação democrática, no interior da escola, é um princípio nada fácil de ser consolidado, devido tratar de uma participação relativamente crítica na elaboração do P.P.P. e na sua gestão. É plausível termos bem claro que um dos pontos centrais do P.P.P. é sem dúvida a preocupação com a forma que se processa o ensino na sala de aula, na intenção de formar cidadãos capacitados e que possam sem maiores problemas interagir na vida socioeconômica, política e cultural do país. Para que isso de fato ocorra, é necessário que os profissionais ligados à educação estejam continuamente inovando seu modo de ensinar e continuem sempre aprimorando seus conhecimentos.
A
...