Negociação
Por: Ribamar Júnior • 7/3/2016 • Relatório de pesquisa • 759 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
Questão 1:
Utilizando como referência o Poder Pessoal e suas alternativas para alavancar seus negócios, apresente um resumo do que você entendeu sobre a Estruturação de Negociação: estilo, conhecimento, atitude e preparação.
O estilo é o comportamento que a pessoa adota para negociar. Ele é composto em parte pela personalidade e só muda mediante forte motivação ou impacto. O estilo é construído pela forma típica de comunicar e argumentar, pela atenção em métodos, recursos e instrumentos, pelas estratégias e táticas de negociação e pelas formas de reação a estímulos da outra parte.
O conhecimento é item fundamental em uma negociação, seja ele sobre a Empresa e também sobre a pessoa com quem você irá negociar, o que acarreta em bons resultados no processo de negociação e é um instrumento básico de sucesso. Quando o negociador conhece completamente a empresa, sua história, seu campo de atividade e seus objetivos, quando conhece o outro negociador, seu perfil e estilo, do que gosta, ele está municiado de informações que podem direcionar e conduzir o processo de negociação.
Atitudes não são nada mais do que hábitos do pensamento, e os hábitos podem ser adquiridos. Uma atitude repetida torna-se uma atitude realizada.
Na preparação para o processo de negociação devemos conhecer todas as variáveis que podem influenciar o resultado de uma negociação, estabelecendo e priorizando os objetivos pretendidos.
Por favor, por meio de exemplos de ações que geram Impulso, Atração, Persuasão, Afirmação, Conexão, Estímulo, Atraso e Afastamento, procure descrever situações que acontecem em seu dia-a-dia.
Exemplos:
Necessidade de controlar a agressividade e o impulso de competir, principalmente em negociação entre homens (sentimento de superioridade);
Atração é típica em negociações entre mulheres e homens, nas quais as mulheres utilizam esse recurso para “seduzir” durante a negociação;
Cuidados ao insistir na persuasão, caracterizando-se na insistência exagerada nos argumentos, sem fazer propostas concretas.
A afirmação se caracteriza em exposição enfática de posições e opiniões, “certezas absolutas”, não dando margens a segundas opiniões.
O estímulo é notado por atitudes que visam facilitar a participação dos outros, dando abertura para ouvir outras opiniões e argumentos de forma construtiva e participativa.
A conexão é tida quando se alcança uma identificação no “oponente”, na qual ele acredita em seus argumentos e está diretamente envolvido.
Afastamento: reduzir conflitos, usar o recuo em situação de bloqueio. Adiar a negociação, mudar de assunto quando surgirem grandes dificuldades e usar o humor para amenizar os problemas
Atraso: Atender a um telefonema em meio a uma negociação e com isso ganhar tempo para pensar em argumentos e possíveis soluções.
Questão 2:
Prepare seu plano de negociação levando em consideração um caso prático em o processo de venda consultiva e estágios da negociação (slide 34) poderiam ter sidos utilizados por você:
• Liste todas as informações antecedentes aplicáveis.
• Identifique os decisores principais e seu estilo pessoal de negociação, etc.
• Avalie as condições subjacentes e moedas alternativas para ambas as partes (até onde você sabe ou pode prever).
• Analise seu poder pessoal e situacional no contexto da sua próxima negociação
• Preencha a análise de posição inicial.
• NÃO não preencha as questões táticas
neste momento.
Planejamento – Introdução – Início – Exploração – Encerramento
Caso: Consultoria em serviços técnicos e de inovação
...