O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Por: Emanuelle Esposito • 4/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 220 Visualizações
IBMR – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ANA LETICIA BATISTA
EMANUELLE ESPOSITO
JESSICA NASCIMENTO
JULIO CESAR GOMES
MARIA EDUARDA MATHIAS
NATALIA LOPES NUNES
ROBSON JEFERSON NASCIMENTO
THAIS ADMIRAL
O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Home Office no Cenário Atual
Rio de Janeiro
2020
IBMR – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ANA LETICIA BATISTA
EMANUELLE ESPOSITO
JESSICA NASCIMENTO
JULIO CESAR GOMES
MARIA EDUARDA MATHIAS
NATALIA LOPES NUNES
ROBSON JEFERSON NASCIMENTO
THAIS ADMIRAL
O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Home Office no Cenário Atual
Trabalho supervisionado pelo
Professor Fábio Brandão na
disciplina Fundamentos da
Administração – 18h25.
Rio de Janeiro
2020
Atualmente, estamos no meio de uma pandemia global que impacta diretamente a nossa vida em todas as esferas: econômicas, sociais, educacionais etc. O mundo não vai voltar a ser o que era antes e isso é um fato. Diante disso, como devemos nos adaptar às novas mudanças e ao novo mundo que está surgindo?
Dentre essas mudanças, o home office se destaca por ser uma modalidade de emprego que permite que as pessoas trabalhem de casa e, consequentemente, uma maneira de parte da população manter seus empregos em uma situação de isolamento social; o que é de extrema importância, visto que a taxa de desemprego aumentará exponencialmente nos próximos meses. Empresas de T.I. já adotavam a modalidade de trabalho remoto, mas como as empresas de outros segmentos estão lidando com essa nova realidade? Quais são as vantagens, desvantagens e desafios? Do ponto de vista do gestor, como instituir o modelo de home office e gerir uma equipe remotamente? Quais são as ferramentas que podem o auxiliar? E por último, mas não menos importante: qual é o impacto disso no futuro de uma empresa?
Trabalhar de casa é um desejo de muitos, principalmente da nova geração. Traz ganhos em qualidade de vida, o ambiente confortável de casa ajuda no foco e aumenta a produtividade, a escala de trabalho pode ser mais flexível, você fica mais próximo da família e se torna mais independente. Ao contrário do que alguns pensam, isso também pode ser vantajoso para o gestor e para a empresa. Temos diminuição dos custos diretos, como na manutenção da estrutura física e a dispensa do Imposto de Renda (para microempresas). Também temos diminuição dos custos indiretos: quanto custa as horas perdidas no trânsito e a falta de disposição para as tarefas diárias que elas causam? Quanto custa as interrupções ao longo do dia?
Por outro lado, também temos as desvantagens e os desafios. É mais difícil manter o foco e o espírito de equipe quando o time está distribuído. O maior desafio para o colaborador é manter a disciplina em casa, estabelecer horários para o trabalho e estruturar regras e metas como se estivesse no escritório. Já para o gestor, o maior desafio é fazer a transição presencial-remoto e gerir uma equipe remotamente, sem perder rendimento, qualidade, prazos e mantendo a entrega dos resultados. Abaixo, veremos as 4 funções do Administrador e como elas funcionam em prática na situação atual:
Planejar: é definir o futuro da empresa, suas metas e como serão alcançadas, seus propósitos e objetivos. Hoje fica claro que quem já adotava o modelo de trabalho remoto foi pouco afetado pela crise, e é isso que se espera dos que o adotarem de agora em diante. O gestor precisa fazer isso levando em conta que não temos previsão para o término do isolamento social e que, apesar de ser uma medida provocada por um fenômeno de exceção, o home office e a flexibilização do trabalho são o futuro das empresas.
...