O AMBIENTE EXTERNO-EMPRESA SEGMENT
Por: mara cunha • 27/8/2020 • Monografia • 1.604 Palavras (7 Páginas) • 168 Visualizações
BRAYAN DA SILVA VIEIRA
FERNANDO
LUIS FELIPE
MARA G. C. E. SOUZA
RODRIGO AMARAL
PROJETO DE PESQUISA
AMBIENTE EXTERNO-EMPRESA SEGMENT
BRAYAN DA SILVA VIEIRA
FERNANDO
LUIS FELIPE
MARA G. C. E. SOUZA
RODRIGO AMARAL
PROJETO DE PESQUISA
AMBIENTE EXTERNO-EMPRESA SEGMENT
Projeto de Pesquisa desenvolvido junto a Disciplina Trabalho Interdisciplinar III (TIO III), sob orientação da Profª. Drª. Angélica Góis Morales, do curso de Administração – Faculdade de Ciências e Engenharia, UNESP/Tupã.
Sumário
Introdução
Diante do cenário atual e as mudanças que se abatem sobre a coletividade global surgem desafios de como organizar o ambiente empresarial, lidando com fatores que externos que não atendem ao coando da empresa (CALDEIRA & GODOY, 2012).
Ao proceder à análise do ambiente externo de uma organização, percebe-se que esta é de extrema importância para compreender os impactos causados pelos fatores que não são controlados pela empresa em si (DE VASCONCELLOS FILHO, 1979).
Para realizar tal analise, se faz necessário a compreensão de conceitos como a estrutura de concorrência que a empresa pertence, as forças econômicas, político-legais, socioculturais, tecnológicas e forças culturais, além disso também é importante compreender os aspectos de cultura e do clima organizacional correspondentes à instituição (KOTLER; KELLER, 2006).
Outro fator importante para análise do macroambiente, é a identificação de características da empresa, como tamanho, autonomia, grau de participação, campo de atuação, para seja possível fazer uma correlação coerente sobre qual variável irá impactar de fato no contexto do qual ela está inserida (DE VASCONCELLOS FILHO, 1979).
Justifica-se o estudo desta temática tendo em vista a importância do conhecimento acerca do ambiente externo das organizações que são sistemas abertos, e segundo Matos, Matos e Almeida (2008), sofrem influências externas que condicionam o alcance dos objetivos organizacionais.
Sendo assim, o problema de pesquisa trata de investigar e descrever quais fatores do ambiente externo mais impactam na gestão de uma empresa de produtos oftálmicos do interior de São Paulo?
A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica e o contato com a empresa será on line. Os resultados esperados serão apresentados no relatório científico.
OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo geral deste projeto é diagnosticar o ambiente externo de uma empresa de produtos oftálmicos.
Objetivos específicos
Diante do objetivo geral, foram traçados os objetivos específicos que são:
Apresentar o ambiente externo e os fatores que compõem o mercado de produto desta empresa.
Analisar o macroambiente da organização a partir das seis forças de Kotler.
Identificar os aspectos culturais e geográficos da empresa.
METODOLOGIA
Esta pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a qual teve como objetivo trazer proximidade com o tema estudado, a fim de torná-lo explícito ou, ao menos, elaborar hipóteses a respeito (SELLTIZ et al., 1967). Diante da metodologia, será adotada a pesquisa bibliográfica, a qual resulta de buscas em produções acadêmicas, de domínio público ou não, com o intuito de discorrer sobre determinado tema, que permitirá reunir os autores que discorrem a respeito do ambiente externo da empresa de produtos oftálmicos a qual será estudada.
A forma de contato com a empresa será on-line para obtenção de maiores informações a respeito de fornecedores e clientes.
A organização empresarial a ser estudada está encontra localizada na zona urbana de Tupã (uma cidade do interior de São Paulo, situada na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe).
Tendo em vista o problema de pesquisa definido, após o levantamento de dados por meio da pesquisa bibliográfica e on line será realizado um aprofundamento sobre o ambiente externo da empresa com base em aspectos como demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal e sociocultural (KOTLER, 2000).
Após a organização e manuseio das informações, os resultados serão apresentados em um relatório científico conforme consta no cronograma em anexo.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ambiente Externo das Organizações
De acordo com Sobral e Peci (2008) o ambiente externo se trata do contexto ao qual as organizações existem e operam, formado pelos elementos que não se encontram inclusos nos limites da organização.Também faz parte do ambiente externo, o ambiente contextual, o qual exerce influencia sobre as organizações de forma indireta, e pelo ambiente operacional, formado pelos concorrentes que interagem de forma mais próxima e direta com as organizações (SOBRAL E PECI 2008).
Em concordância com Wright, Kroll e Parnell (2010), ambiente externo das organizações é composto pelo macroambiente e pelo setor industrial. Já para Hitt, Ireland, e Hoskisson (2011) além do ambiente geral (macroambiente) e do ambiente da indústria, também tem-se o ambiente da concorrência.
Matos, Matos e Almeida (2008) delineiam como características do ambiente externo as seguintes as ameaças, as oportunidades, as restrições e as propulsões, tópicos que serão desenvolvidos no corpo do relatório científico.
De acordo com Kupfer e Hasenclaver (2013), existem diferentes formas de estrutura de mercado. A competição perfeita por exemplo, exige uma similaridade no tamanho das organizações tornando este mercado homogêneo, de forma que nenhum membro consiga ter poder suficiente para impor preços aos consumidores, no entanto não existem muitos mercados que se encontram neste cenário.
Existe ainda, outro modelo de concorrência que é o monopólio. Nesta situação, um único agente determina os preços e se impõe ao consumidor, pelo fato de não existirem concorrentes naquela região específica (KUPFER E HASENCLAVER, 2013).
...