O Autodesenvolvimento
Por: patricialudmila • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.682 Palavras (15 Páginas) • 193 Visualizações
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
Administração e Ciências Contábeis
TEORIA DA CONTABILIDADE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapa 2 e 3
Daisy Rodrigues Torres
Marisa Rocha Marques
Odair Alves dos Santos
Patrícia de Oliveira
Rafaela Gomes Portugal
Silvania Silva dos Santos
São Caetano do Sul
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
Administração e Ciências Contábeis
Daisy Rodrigues Torres / RA: 9902012212
Marisa Rocha Marques / RA: 9902009335
Odair Alves dos Santos / RA: 8486194240
Patrícia de Oliveira / RA: 9904000082
Rafaela Gomes Portugal / RA: 1299278614
Silvania Silva dos Santos / RA: 8410173930
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapa 2 e 3
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Teoria da Contabilidade, apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação do professor Luiz André Alves.
São Caetano do Sul
2014
APRESENTAÇÃO
Procuramos identificar através da elaboração desse trabalho o conceito geral que envolve o tema Contabilidade. Apresentando importantes informações que vieram no decorrer de seu desenvolvimento e demonstrando que através dos Princípios Fundamentais da Contabilidade é possível estipular regras que devem ser seguidas para que entradas e saídas dentro de uma empresa seja sempre mantida com total transparência. Fornecendo assim dados relevantes e verídicos sobre o patrimônio de uma determinada entidade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇAO 05
2. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 06
3. POSICIONAMENTO DO COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC) DIANTE DOS PRINCÍPIOS 07
4. OBJETIVO DA CONTABILIDADE 08
5. FATORES QUE DEMONSTRAM O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO DA CONTABILIDADE 08
6. OS USUÁRIOS DA CATABILIDADE 08
7. CONCEITOS DE BENS TANGÍVEIS E BENS INTANGÍVEIS 09
8. CONCEITOS DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇOES 09
9. FINALIDADE DE UM BALANÇO PATRIMONIAL 10
10. CONTAS PATRIMONIAS E CONTAS DE RESULTADOS 11
11. FINALIDADE DE UMA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DE EXERCÍCIOS 11
12. IMPORTÂNCIA DE UMA SISTEMÁTICA CONTÁBIL PARA AS EMPRESAS DO BRASIL 12
13. CAPITAL DE TERCEIROS 12
14. CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS CONTÁBEIS 13
15. CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRÁFIA 15
1. INTRODUÇAO
As Técnicas Contábeis utilizadas pelos profissionais da área tem como objetivo normalizar relatórios e lançamentos com informações precisas sobre a entidade para um melhor controle financeiro, permitindo uma maior organização Busca também manter a empresa ou entidade dentro das normas fiscais vigentes mantendo assim através de regras de devem serem seguidas um andamento continuo da empresa.
2. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Para que os administradores possam entender a importância da contabilidade e tornar as atividades empresariais eficazes, devem ter compreensão total das operações financeiras da organização. O melhor meio para conseguir isso é começar pelos Princípios Contábeis.
Os princípios geralmente aceitos surgiram da necessidade de se apresentar uma linguagem comum para se preparar e interpretar apropriadamente os relatórios contábeis, gerando informações da situação financeira da organização para seu administrador.
No Brasil a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de 29 de dezembro de 1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em sete todos aqueles que existiam e continuam a existir.
Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
• Princípio da Entidade: A contabilidade é executada na entidade, exemplo no caso da Indústria: quem paga ou recebe é a entidade (caixa, banco). Todo indivíduo, empresa ou entidades que efetue movimentação monetária onde tenha a necessidade de manter a contabilidade, será tratada como Entidade Contábil. Não deve registrar como despesas as contas pessoais dos sócios.
• Princípio da Continuidade: A contabilidade atua para empresas com empreendimentos em andamento, onde não há prazo de funcionamento por apenas um período. Os bens que a contabilidade possui não se destinam à venda, somente na utilização de negócios.
• Principio
...