O Balanço Patromonial
Por: Ana Caroline Pretél • 26/3/2019 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
SOROCABA/2015
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
SOROCABA/2015
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
CONTA DO ATIVO
ATIVO é o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa como a capacidade que a empresa possui de gerar benefícios futuros.
Ativo circulante: Agrupa todos os monvimentos de contas da empresa, ou seja são os bens e diretios da empresa que precisam ser resolvidos no curto prazo de 1 ano. Classifica-se o ativo circulante nos seguintes subgrupos:
- Disponibilidade: são classificados o caixa, bancos conta movimento, aplicações financeiras), todo dinheiro disponivel em alcance imediato.
- Crétidos: são classificados todos os direitos que temos a receber de vendas a prazo, mercadorias e serviços a clientes, ou de outro modo que gere algo a receber.
- Estoque: são classificadas as mercadorias que a empresa possui para serem revendidadas. Os valores dessas contas são registrados na data de fechamento do balanço.
- Despesas antecipadas: são classificaaos todas as despesas ainda não ocorridas envolvendo terceieos, cujo o a prestação de serviço, favor ainda não foi realizado, como: adiantamento de salário, aluguéis pagos antecipadamente, adiantamento de clientes.
Ativo não circulante: são classificados todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade e são transformados em dinheiro em longo prazo.Classifica-se o ativo não circulante nos seguintes subgrupos:
- Realizável a longo prazo: são classificadas as contas da mesma natureza das do ativo circulante, que tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, ou seja, que tenha realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço. Ex: contas a receber a longo prazo, empréstimos a sócios, adiantamento a diretores.
- Investimentos: são classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda, como : participações em outras empresas, imóveis de renda.
- Imobilizado: são classificados pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (forma material), como: edifícios, máquinas e equipamentos, veículos, prédios, terrenos em uso, instalações. O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
- Intangivel: são classificados aqueles que não têm existência física, como: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do poder público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.
CONTA DO PASSIVO
PASSIVO é a constituição das exigibilidades da empresa, ou seja, são os valores que a
empresa tem a obrigação de pagar a terceiros no momento da avaliação.
Passivo circulante: são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem no exercício seguinte (curto prazo de 12 meses seguintes ao do balanço).
- Obrigações operacionais de curto prazo: segue o mesmo padrão do ativo circulante,ou seja, tudo aquilo que não ultrapassa o curto prazo de um ano, como: fornecedores, contas, financiamentos a pagar, salários a pagar, adiantametno de clientes.
- Provisções: são classificados tudo o que se deve pagar no curto prazo de um ano, como: 13º salário, férias, impostos de renda.
Passivo não circulante: são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte, correspondem a valores exigíveis a partir do 13º mês seguinte ao do exercício social.
- Resultados não finalizados: são classificados serviços não finalizados cujo o pagamento será adiantado. Ex. Aluguéis recebidos antecipadamente (não reembolsado) .
PATRIMÔNIO LIQUÍDO é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa e representa os recursos dos proprietários investidos no empreendimento e os lucros gerados pela empresa e não distribuídos. Classifica-se patrimônio liquído nos seguintes subgrupos:
...