O Bourbon Hotéis & Resorts
Por: Sheback • 18/10/2015 • Seminário • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4
2.2 ANALISE DA EMPRESA........................................................................................5
2.2.1 Analise Comparativa com a Teoria Clássica de Henry Fayol PODC..................5
2.2.2 Análise comparativa com a Teoria Científica de Frederick W. Taylor “ORT “.....5
2.2.3 O Sistema Comunicacional................................................................................ 6
2.2.4 A Linguagem utilizada e sua integração .............................................................6
2.2.5 Panorama geral do processamento da Comunicação na Organização da Comunicação na Organização.....................................................................................7
2.2.6 Elementos da Cultura e Clima Organizacional....................................................7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho busca trazer os conceitos, influências, importâncias e características dos temas estudados sobre a sociedade atual dentro dos Fundamentos e teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e sociedade, Comportamento Organizacional em um segmento do ramo de hotelaria o Bourbon – Hotéis e Resorts, com sede em Curitiba o Bourbon Curitiba Convention Hotel, usando como base uma entrevista com o gerente geral, cedida aos alunos desta equipe, para falar um pouco deste gigante empreendedor desde a sua fundação até os dias atuais, bem como é o seu funcionamento e a relação entre seus colaboradores.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Em entrevista realizada com o S.r. Sílvio Rossi, gerente geral da sede em Curitiba, localizado à Rua Cândido Lopes, 102 – Centro, cedeu alguns minutos de seu precioso tempo, para nos transmitir um pouco de seu vasto conhecimento no ramo de hotelaria, em um breve relato de como surgiu o “Bourbon Hotéis & Resorts”. O S.R. Alceu Ántimo Vezozzo, engenheiro civil, ativo no ramo da construção civil, iniciou em 1963 a construção do primeiro hotel da rede Bourbon, em Londrina-PR. Em seguida, com advento da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, adquiriu um terreno em Foz do Iguaçu e construiu um hotel focado no turismo internacional e inaugurado como Bourbon Cataratas.
Baseados em um crescimento estável, oportunidades de negócios, seguindo um formato sólido, constante e criterioso, com 14 empreendimentos na América Latina como um grupo internacional e com opções para personalizar o atendimento aos hóspedes e clientes. Possui a maior estrutura de convenções do Brasil, com mais de 11.000m², e é gestora do maior centro de convenções do Paraguai, com capacidade para até 3.000 pessoas, sem contar, é claro, com os novos investimentos que estão sendo construídos. O nome e a origem da rede, estão ligados à época em que o Paraná dominava o cultivo do café.
Hoje em dia é considerada uma empresa de grande porte, contando com aproximadamente 2.000 funcionários. Com conceito de experiência em importantes destinos do Brasil, Argentina e Paraguai.
Alceu Ántimo Vezozzo, apostou no capital humano e na prestação do serviço, tornando-se referência de bom atendimento no setor.
2.2 ANÁLISE DA EMPRESA
2.2.1 Análise comparativa com a Teoria Clássica de Henry Fayol “PODC”.
A Teoria Clássica teve o seu início na França, tendo como fundador o francês Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização, na busca pela eficiência.
As funções administrativas, divididas em atividades distintas, são utilizadas pela Rede Bourbon – Autoridade no topo da organização. Presidência - membros do Conselho e Investidores.
Diretórias: Captação de novos hotéis, hotéis administrados, hotéis próprios, recursos humanos, marketing, vendas, tecnologia da informação, administrativo, financeira, RH corporativo, controladoria.
2.2.2 Análise comparativa com a Teoria Científica de Frederick W. Taylor “ORT “.
Frederick Winslow Taylor, engenheiro norte-americano, desenvolveu um modelo de Administração Científica, conhecido como Taylorismo, cuja principal característica é a racionalização do trabalho visando a eficiência nos processos de produção. Essa eficiência seria alcançada com o estudo dos tempos e movimentos, onde as tarefas seriam realizadas de modo inteligente e economizando esforços. Portanto, o operário deveria ser selecionado corretamente e adestrado na função específica que deveria executar.
A padronização dos processos operacionais, divisão do trabalho e especialização do funcionário, desenvolvendo cargos e especificando as funções e sua relação com os outros setores evidentes. Encontramos também os 4 princípios de Taylor:
• Princípio do planejamento
• Princípio do preparo dos trabalhadores
• Princípio de controlo (mensurar, avaliar)
• Princípio
...