O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO FÍSICA
Por: Daniela Costa • 26/1/2023 • Resenha • 656 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
RESUMO: CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO FÍSICA
O armazenamento de materiais tem como principais objetivos a guarda de produtos, depósito de matérias-prima, estoque de produtos em processos e estoque de produtos acabados. Nesse sentido, ainda que não seja o mais recomendável, muito produtos são armazenados em depósitos, quando nos casos de períodos curtos.
Quando os produtos são manufaturados, temos que o armazenamento se dá em locais denominados almoxarifados.
Nesse sentido, a finalidade precípua do armazenamento é o acondicionamento de materiais que poderão ser utilizados futuramente.
Os tipos básicos de armazém que são comumente encontrados, conforme Lambert e Stock, são:
- Destinados a apoiar as operações das manufaturas, guarda de matérias-primas e insumos adquiridos de vários fornecedores que abastecem a fábrica;
- Os compostos, que são aqueles que além de estocar as matérias-primas e insumos destinados à produção, também armazenam os produtos acabados destinados à distribuição aos clientes;
- E, finalizando, os de consolidação, que são destinados à consolidação para a expedição de produtos recebidos de vários fornecedores, cujas cargas são combinadas de acordo com as exigências dos clientes.
Ainda assim, podemos encontrar outros três tipos de armazenagem, conforme figura abaixo do site "http://armazenagememlogistica.blogspot.com/":
[pic 1]
No que se refer aos equipamentos de armazenagem, estes são escolhidos dentro de um planejamento global, em que há priorização das características dos materiais que envolvem, embalagens e acodicionamento de produtos.
Ainda assim, é importante ressaltar a movimentação física dos materiais que têm as seguintes finalidades:
- Reduzir custos;
- Aumentar a produtividade;
- Aumentar a capacidade de utilização do armazém;
- Melhorar a segurança com a redução de acidentes;
- Melhorar o fluxo dos materiais dos armazéns.
Assim sendo, para que haja melhor eficiência na movimentação dos materiais dos armazéns, necessário se faz a escolha de melhor método de transporte, como podemos citar os seguintes:
- Paleteira: é um instrumento utilizado para transportar paletes. Geralmente são elétricas ou de condução manual. São utilizadas para curtas distâncias.
[pic 2] [pic 3]
- Empilhadeira: é uma máquina utilizada para fazer carregamento de paletes maiores, quando as paleteiras não conseguem fazer de forma mais eficiente. As empilhadeiras podem ser à gás, elétricas, a diesel ou gasolina.
[pic 4]
- Tratores: é uma máquina que utiliza da tração, possibilitando maior conforto para o condutor e podendo fazer o transporte de forma mais ágil e dinâmica.
[pic 5]
- Transportadores de esteiras ou de roletes: é um equipamento mais utilizado em linhas de produção, nas quais necessite transportar materiais de forma mais dinâmica e rápida.
[pic 6] [pic 7]
- Pontes rolantes ou guindastes: é um equipamento utilizado para levantamento de cargas, denominado içamento. As pontes rolantes são mais dinâmicas para movimentação de maior grandiosidade.
[pic 8] [pic 9]
Dando prosseguimento, no que se refere à classificação e codificação dos materiais temos ser imprescindível e necessária a identificação destes, como forma de agrupá-los por critérios, sendo os mais usuais como: forma, dimensão, peso, tipo, uso.
...