O CLIMA ORGANIZACIONAL
Por: Justino Martinho • 17/6/2022 • Trabalho acadêmico • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 105 Visualizações
Ana Carla Tambor
TEMA:
Clima e Cultura Organizacional da Escola Secundária Geral de Coalane 2022
Licenciatura em Administração e Gestão Escolar
Universidade Licungo
Quelimane, Junho de 2022
Ana Carla Tambor
TEMA:
Clima e Cultura Organizacional da Escola Secundária Geral de Coalane 2022
[pic 1]
Universidade Licungo
Quelimane, Junho de 2022
Índice
Lista de Abreviaturas e Siglas iii
Declaração iv
Dedicatória v
Agradecimentos vi
Resumo vii
1. Introdução 8
1.1. Objectivos 8
1.1.1. Geral: 8
1.1.2. Específicos 8
1.2. Metodologia do Trabalho 8
1.3. Estrutura do Trabalho 8
2. Clima Organizacional 9
2.1. Pesquisa de Clima Organizacional 9
2.2. Efeitos do Clima Organizacional 9
2.3. Diferenças e Semelhanças entre Clima e de Cultura 9
2.4. Importância da Pesquisa de Clima Organizacional 9
2.5. Ambiente Físico da Escola Secundária Geral de Coalane 10
2.6. Ambiente Socioeconómica da Escola Secundária de Coalane 10
2.7. Variáveis de Gestão e Visão da Administração Escolar 11
3. Conclusão 12
3.1. Sugestões 13
4. Bibliografia 14
Lista de Abreviaturas e Siglas
PEA………………………………………..….…….Processo de Ensino e Aprendizagem
CCL……………………………………..………..……….Clima, Cultura Organizacional
UL……………………….………….…...………………..……….Universidade Licungo
Declaração
Eu, Ana Carla Tambor, declaro que o presente relatório é o resultado da observação, investigação pessoal e das orientações da docente da cadeira Professor Doutor: Alberto Bive Domingos, pelo que o seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas está devidamente mencionada no texto e na bibliografia final.
Declaro ainda que este relatório de Relatório de Clima e Cultura Organizacional, nunca foi apresentado em nenhuma outra instituição para fins avaliativos.
Estudante:
_________________________________
\Ana Carla Tambor\
Docente:
__________________________________
\Professor Doutor: Alberto Bive Domingos\
Dedicatória
Este Relatório de Clima, Cultura Organizacinal, dedico especialmente à toda minha família, que Deus a tenha.
Por fim, dedico todos os meus colegas do Universidade Licungo – Quelimane particularmente os do curso de Administração e Gestão Escolar, entre vários destaco a minha colega do curso, Nelinha Jorge Feliciano Cardoso, entre outros que eu não pude mencionar.
Agradecimentos
Em primeiro lugar agradeço à Deus Todo-Poderoso e Misericordioso pela vida, saúde e o conhecimento que ele tem depositado para mim. Em seguida, agradeço a todos os Docentes da Universidade Licungo em Quelimane, concretamente os do curso de Administração e Gestão Escolar, pela forma sábia e incansável transmitem os seus saberes para uma melhoria da vida futuramente.
Nesse sentido, difícil é encontrar o adjectivo que possa a qualifica-los, entre eles não escapam os meus agradecimentos o docente: Professor Doutor: Alberto Bive Domingos, entre outras figuras, que com muita sabedoria, paciência, dedicação, estima e pelas suas contribuições valiosas, experiências partilhadas e aconselhamento durante o desenvolvimento do estudo, me orientou cientificamente e inspirou-me na elaboração deste trabalho, meu agradecimento.
Também ao docente Professor Doutor: Alberto Bive Domingos, pelo que com carinho e paciência buscou me ajudar a encarar os desafios académicos e motivando que qualquer dia o sonho será alcançado.
Por fim, agradeço os meus colegas da turma, que sempre estão disponíveis no esclarecimento das minhas dúvidas académicas e há todos que directa ou indirectamente ajudaram-me a produzir este relatório.
Muito obrigado!
Resumo
Os principais objectivos que o relatório reluz são especificamente o de: explicar as condições climatológicas, culturais e organizacionais que a escola em apenso apresenta. O método utilizado no seu todo para o desenvolvimento deste relatório, é o método explicativo. Este relatório da Cadeira de Clima e Cultura Organizacional é o resultado da orientação do docente e das observações reais/físicas da Escola Secundária Geral de Coalane, e tem por foco pesquisar determinadas situações de clima e cultura da escola, aspectos físicos e socioeconómicos, olhando que tende haver relação com o ensino e ou administração aceitável.
Palavras-chave: Clima, cultura, organização, Escola Secundária Geral de Coalane.
1. Introdução
Clima organizacional pode ser caracterizado como um conjunto de percepções compartilhadas por trabalhadores sobre diferentes aspectos do ambiente organizacional, sendo um dos constructos mais investigados no campo do comportamento organizacional. Pois, o grande uso de pesquisas de clima organizacional por parte das empresas deve-se à abrangência teórica do constructo e à capacidade de avaliar características complexas, como liderança, relacionamento interpessoal, reconhecimento, recompensa, entre outras, com base nas percepções dos trabalhadores da organização.
...