O CONCEITO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE GESTÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianamathias • 12/10/2014 • Projeto de pesquisa • 906 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
RESUMO: A motivação explica as razões pelas quais os militares agem de determinada forma em determinadas situações. No entanto, é notório que as Forças Armadas do Brasil vêm se ressentindo, há algum tempo, da perda significativa de pessoal qualificado, onde o aspecto remuneratório da profissão militar é o centro do problema. Dessa forma, o presente artigo destina-se a apresentar os programas e os projetos motivacionais desenvolvidos pelo Exército Brasileiro, que é uma instituição de fundamental importância para a nação brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa básica acerca dos programas e projetos motivacionais do Exército Brasileiro, realizando uma abordagem qualitativa das informações apresentadas e uma pesquisa exploratória para consecução dos objetivos propostos. Conclui-se que, diante desse cenário, a busca por projetos e programas motivacionais é um desafio, exigindo mudanças qualitativas capazes de prover as necessidades do profissional do Exército Brasileiro.
Palavras - chave: Exército Brasileiro. Motivação. Programas. Projetos. Gestão Estratégica.
1. INTRODUÇÃO
A motivação para o trabalho tem origem no indivíduo, na organização e também no ambiente externo. Uma pessoa motivada ou desmotivada é a soma de vários fatores. Motivação significa ter interesse, entusiasmo, vontade de fazer algo. Ela é um estado de espírito positivo, que permite ao indivíduo a realização de suas tarefas e libere seu potencial. O que motiva em um dado momento uma pessoa, posteriormente pode não motivá-la mais, bem como os mesmos motivos podem divergir entre as pessoas.
_________________________________________________
1 Aluna da Pós-Graduação em Gestão Estratégica nas Organizações Públicas pela Faculdade Projeção – Vestoncursos. Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá – Professora Orientadora: M. Sc. Roberta Valéria Guedes de Lima.
Segundo o Estudo de Caso de Venturini, Pereira, Vey, Bornia e Filho (2007, p 2):
A finalidade do Exército, de acordo com a Constituição Brasileira, é a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, a lei e a ordem. O Exército, de acordo com a literatura, é uma organização formal destinada ao bem-estar público, de estrutura linear, e baseado na hierarquia e disciplina (www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2007_tr600449_0162.pdf).
As constantes perdas salariais decorrentes de planos econômicos levaram a uma redução considerável nos soldos dos militares na última década. Somado a isso, os constantes cortes no orçamento das Forças Armadas promovidos pelo governo como forma de redução dos gastos públicos. Esses fatores têm consequências na motivação da tropa do Exército. As limitações financeiras e orçamentárias são uma realidade nos órgãos públicos, em especial para o Exército. Ante o exposto pode-se considerar que o exercício da profissão militar, requer um profissional habilitado tecnicamente e psicologicamente e, além de tudo, com elevada motivação para o desempenho de suas funções. Assim sendo, as limitações financeiras da instituição podem vir a contribuir para um clima organizacional não favorável e possível desmotivação da tropa (VENTURINI, PEREIRA, VEY, BORNIA E FILHO, 2007).
Para realizar a pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa. Além disso, para o desenvolvimento da pesquisa, com objetivo exploratório, foi realizado procedimento bibliográfico e documental acerca da temática Programas e projetos motivacionais desenvolvidos pelo Exército Brasileiro, bem como consulta a sítios na internet que disponibilizavam tópicos relevantes sobre o assunto.
Levando-se em conta os aspectos referentes à motivação, desenvolveu-se o presente estudo para identificar como os Programas e Projetos realizados pelo Exército Brasileiro motivam seus
...