O CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA
Por: Brunob1982 • 11/10/2022 • Trabalho acadêmico • 501 Palavras (3 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
ACADÊMICO:
MATRÍCULA:
APLICAÇÃO PRÁTICA AP2.
CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA.
ADMINISTRAÇÃO.
RIO DE JANEIRO - RJ
2019
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (C. H. A).
Pesquisando sobre as principais competências, percebi que há uma grande mudança no ramo empresarial. Essa alteração e consequência da alta competitividade no mercado de trabalho.
Com as incertezas econômicas e a tecnologia cada vez mais avançada, as empresas começam a buscar por profissionais com flexibilidade em seu gerenciamento, procurando profissionais cada vez mais completos.
Sobre as competências, baseando-se em pesquisas, resolvi falar de algumas em destaque.
Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer, Saber.
As empresas têm buscado cada vez mais profissionais que tenham especialização na área como graduação, doutorado, mestrado e principalmente registro no conselho. O destaque para o registro deve-se pela ação constante do conselho.
Habilidade: Capacidade de fazer alguma coisa, Saber fazer.
Dentro da organização tem sempre uma busca por profissional capaz de liderar uma equipe, para evitar possíveis conflitos internos, externos e também capaz de executar aquilo que comanda. Com tudo, vale ressaltar que a maior das habilidades em destaque é a de conhecer o negócio que gerencia para ter habilidade para executar as tarefas.
Atitude: Comportamento ditado por disposição interior, Querer Fazer.
Destaca-se mais dos que as outras por se tratar de uma competência adquirida com a experiência. Segundo alguns especialistas, comparada a outras competências é responsável por 50% do que um profissional precisa, deixando 15% para conhecimento e 35% para habilidade. Em sua grande maioria, profissional com essa qualidade é focado em seus objetivos.
Conseguir desenvolver essas três competências é importante para conseguir melhores resultados em entrevistas ou até mesmo na empresa em que já atua. Algumas organizações buscam cada vez mais por pessoas capazes de aplicar o saber, o fazer e como fazer.
Sobre Competências exigidas no mercado de trabalho, destaco a Liderança.
Liderar não é se comportar como chefe que manda fazer ou muitas das vezes dizer simplesmente o que está errado. Liderar é ser exemplo da equipe, ajudá-los a se desenvolver e saber agir até mesmo na sua ausência.
Trabalhei 10 anos ao lado de um gestor com perfil de liderança que dizia exatamente assim para a equipe: “Na minha ausência o departamento não pode parar. Todos tem que saber fazer o que eu faço”. Completava a frase sempre que ele tem família e precisa tirar férias.
...