O CULTO FAMILIAR PARA CRIANÇAS
Por: Claudia MENDONCA • 21/9/2021 • Monografia • 854 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
CULTO FAMILIAR PARA CRIANÇAS
A prática do culto familiar mostra aos filhos que seus pais creem em Jesus como centro de tudo na vida. Moisés viu a vida do lar como o principal sistema de transmissão da verdade de Deus, de geração em geração”. O fato é que, à medida que nos tornamos pais, já influenciamos na formação de uma pessoa em sua totalidade.
É uma ocasião para falar com Deus por meio da oração e de ouvir a Deus pela exposição de Sua Palavra e pelas impressões do Espírito Santo. É uma oportunidade de estar em comunhão com Deus e dos fiéis entre si. É um meio para promover o crescimento espiritual.
“Em cada família deve haver um tempo determinado para o culto matutino e vespertino.” “O culto familiar não deve ser governado pelas circunstâncias.” “Pais e mães por mais prementes que sejam vossos afazeres, não deixeis de reunir vossa família diante do altar de Deus.” pág. 520
Veja a seguir algumas características de um bom culto familiar:
- Hora do Culto
Qual será a melhor hora? Cada família deve decidir qual o momento mais conveniente para todos. Toda a família de estar reunida. Pode ser antes ou depois do dejejum, depois do lanche da tarde, na hora de dormir, não importa. O fato é que todos devem estar presentes.
- Local para Culto
O melhor local é onde vocês possam sentir mais conforto e as crianças possam estar à vontade. Seja qual for o lugar escolhido, procurem fazer com que seja sempre o mesmo e que ali tenham onde guardar os hinários, a bíblia, as lições e os auxílios visuais.
Seja onde for, deve ser reverenciado no momento do culto, pois estamos na presença de Deus.
- Sugestão para o programa do Culto
1. Faça uma oração curta pedindo a benção de Deus para os momentos seguintes.
2. Cante um ou dois cânticos (de preferência para as crianças se são pequenas).
3. Estude uma história da Bíblia com as crianças (ilustre, dentro do possível).
4. Ensine o verso- áureo para as crianças.
5. Termine com uma oração.
Façam com que o culto seja pequeno, rápido, criativo, atrativo e procurem dar-lhe vida.
- Idéias para Tornar o Culto Atrativo
1. Dê a cada criança uma responsabilidade. Os mais novos poderiam distribuir os livros e os mais velho participar na leitura da inspiração juvenil.
2. As crianças poderiam procurar dramatizar a lição. Se a lição for de José, faça a criança se vestir com uma roupa simples que tenha muitas cores; procurem deixar a criança segurar uma funda (estilingue ) imitar ser Davi, etc.
3. Use algum livro devocional, escrito especialmente para crianças, permitindo que elas mesmas leiam porções do livro.
4. Faça algumas perguntas sobre a lição. Que teria você feito se estivesse no lugar do herói de nossa lição, se estivesse exatamente nas mesmas circunstâncias?
5. Partilhe com a família experiências de orações, com certeza as crianças terão lindas experiências para contar.
6. Se houver na família algum talento musical, tirem vantagem disso. Escolha um dia para ser uma noite de música com a participação de todos. Poderão escolher diversos assuntos para o canto da noite.
7. Façam jogos bíblicos, concursos sobre personagens bíblicos.
8. Use várias fontes ao contar uma história da bíblia.
9. Ensine as crianças como usar a bíblia e incentivem-nas a decorar os livros da bíblia em ordem certa.
10. Ilustrem sempre que possível as história da bíblia da melhor maneira possível.
O culto familiar deve acontecer todos os dias, de preferência pela manhã e à noite (Dn 6:7). Caso não seja possível, reúna a família pelo menos uma vez por dia. Repetir lugar, horário e rotina contribui para a formação do hábito, principalmente nas crianças pequenas. Nesse momento, evite qualquer coisa que distraia, principalmente aparelhos eletrônicos. Se houver visitas, convide-as a participar.
...