O Contexto Histórico do Edifício Sabatini
Por: Gracegflima • 19/5/2019 • Artigo • 339 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Contexto Histórico do Edifício Sabatini
Fundado como Hospital San Carlos no século XVIII, leva seu atual nome de Francisco Sabatini (Palermo, Itália, 1722 - Madri, 1797), arquiteto ilustrado responsável pela sua construção. A fundação do hospital foi uma iniciativa de Carlos III enquadrada em um conjunto de medidas para fornecer a Madri a infra-estrutura de higiene e a polícia urbana. Depois de uma primeira fase liderada por José de Hermosilla (Llerena, Badajoz, 1715 - Madrid, 1776), Sabatini, da corte Bourbon no sul da Itália, que concluiu pela aplicação de um estilo neoclássico sóbrio inspirado pelo Renascimento.
Embora a morte do monarca em 1788 deixou o prédio inacabado, logo começou a trabalhar como um hospital e permaneceu ativo até 1965. Depois de anos em um estado de negligência e várias ameaças de demolição, foi declarado Monumento Histórico e Artístico em 1977 permitiu a sua sobrevivência e uso público.
Em 1980, Antonio Fernández Alba (Salamanca, 1927) empreendeu uma remodelação para seu uso para fins de exibição. Em 1986, o edifício começou a sediar as atividades de exibição do centro de arte para, alguns anos depois, em 1990, tornar-se o atual Museu. Para a reabilitação, utilizou-se o perfil inacabado do hospital: o espaço externo reservado para um segundo pátio tornou-se uma praça pública que dava visibilidade ao Museu e o ligava à rua Atocha; a ausência de cobertura foi substituída pela colocação das monumentais torres de vidro e aço que abrigam os elevadores externos para permitir uma circulação mais fluida. Construído pelos arquitetos racionalistas José Luis Iñiguez de Onzoño (Bilbao, 1927) e Antonio Vázquez de Castro (Madri, 1929) em colaboração com o arquiteto britânico Ian Ritchie (Sussex,
O interior desdobra-se em torno de um pátio de galerias largas abobadadas apoiadas em pilastras de pedra e salas de exposição, com espaços abertos para o exterior e para o pátio, que permitem regular a iluminação natural. O edifício também contém espaços alternativos, como as caves de tijolos abobadados ou a sala de protocolo, a antiga roupa hospitalar com o mobiliário original, que foi usado para fins de exibição.
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