O Curso de Administração Comportamento Organizacional
Por: Dani Lima • 3/4/2022 • Projeto de pesquisa • 719 Palavras (3 Páginas) • 99 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração
Comportamento Organizacional
Nome: Daniele Bento Pastor de Castro
Nome: Daniele Lima da Silva
Nome: Ingrid Feitosa do Nascimento
Nome: Kelly Cristina dos Santos
Nome: Patrícia Guaranho de Moraes
1)O QUE VOCÊ ACHA?
R: A modificação do comportamento que o próprio indivíduo resolve implementar a partir de suas próprias avaliações, sem intervenção externa é a que resulta em uma real transformação e é evidente que não há uma manipulação, já que acontece do indivíduo para ele mesmo, é interna.
Porém a mudança discutida no texto deixa clara a manipulação, porque não se dá de forma natural. É estimulada por meios externos que condicionam um benefício ou punição a mudança. Essa transformação provocada pela organização tem o foco nos objetivos que a organização deseja alcançar.
2)EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE ADMINISTRAR?
R: Não, administrar é conseguir de diversas formas o resultado positivo para a organização e os executivos dependem do trabalho dos seus subordinados para conseguir esses resultados. Nas empresas, manipulação e condicionamento têm o mesmo sentido, o resultado. É como a teoria de condicionamento operante (Skinnner), “as pessoas aprendem para obter algo que desejam ou para evitar algo que não queiram”.
Administrar é dirigir pessoas, é incentivar, é liderar, é muito mais do que só manipular.
3)NO PAPEL DE GESTOR, O QUE VOCÊ FARIA?
R: Faria com que as pessoas pudessem trabalhar satisfeitas com a empresa e com a função, faria com que os funcionários ficassem satisfeitos com as gratificações recebidas, incentivaria a gratificação por não ocorrer acidentes, dessa forma, iria manter um ambiente de trabalho seguro e ajudaria a todos a trabalharem com responsabilidade.
Deixaria claro o meu objetivo e o que espero de cada um, acredito que utilizaria uma forma de manipulação sim, mas para que o funcionário se encaixe no perfil da empresa e não para que o mesmo mude a sua personalidade, deixe de ser honesto e precise agir de forma incorreta com os próprios colegas de trabalho. Pois o funcionário com um bom desempenho será reconhecido, recebendo benefícios e gratificações só por executar suas tarefas com êxito sem a necessidade de interferir no trabalho de ninguém.
4)ENSINAR É MANIPULAR?
R: Não, quando você ensina você dá suporte e condições cabíveis para que a pessoa possa seguir em frente e transmitir o conhecimento a outros.
Já quando você manipula você prende a informação entre duas pessoas ou um grupo de forma que a informação fique entre eles e quem transmitiu tem o poder de influenciar estas pessoas segundo seus interesses.
Porém o texto trata-se de um condicionamento ao funcionário, não manipulação, de forma que as empresas os condicionam a agir de forma correta não acarretando acidente de trabalho e os bonificando pelo bom condicionamento.
...