O Diagnóstico Estratégico
Por: deborabarbosa92 • 12/11/2017 • Seminário • 3.093 Palavras (13 Páginas) • 327 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALINE CERQUEIRA
DÉBORA BARBOSA
MARIA EMÍLIA SANTOS
VINÍCIUS PAOLILLO
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
Docente: Washinghton Santos.
Alagoinhas-2017
ALINE CERQUEIRA
DÉBORA BARBOSA
MARIA EMÍLIA SANTOS
VINÍCIUS PAOLILLO
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
Trabalho acadêmico de análise e Pesquisa, apresentado como avaliação Parcial da Disciplina: Planejamento Estratégico do Curso de Administração da Faculdade Santíssimo Sacramento, a pedido do Professor: Washinghton Santos.
Alagoinhas – 2017
INTRODUÇÃO
O processo de diagnostico estratégico é muito importante para qualquer empresa e está relacionado a análise do contexto ambiental no que tange os fatores internos e externos, é a partir da interpretação dessa analise que a cúpula da organização terá suporte para a elaboração do planejamento estratégico, este então seria o primeiro passo para a estruturação mais coesa do mesmo.
De acordo com a visão de Rojo (2006) Planejamento estratégico é um processo iniciado no topo da estrutura hierárquica organizacional, visa através do planejamento e da coordenação da execução dos planos, alcançar os objetivos estratégicos. É importante destacar que o planejamento estratégico mesmo sendo um processo elaborado no nível estratégico deve integrar os demais níveis tático e operacional.
O planejamento que envolve estratégias é relacionado a um sistema aberto, pois pode ser reelaborado ou modificado no decorrer da execução de suas etapas, conforme o ambiente exigir, pois o ambiente é extremamente mutável e se renova constantemente de forma favorável ou desfavorável a organização.
Para que seja possível efetuar um planejamento estratégico, adequado e assertivo, é necessário devida atenção à execução de cada uma de suas fases. Oliveira (2004) define diagnóstico estratégico como a primeira fase de um processo de planejamento estratégico; Fase esta que será abordada neste trabalho.
É o levantamento, a auditoria, a análise e a verificação das realidades interna e externa da organização que o diagnóstico estratégico compreende; Com base na identificação da visão e missão, da análise externa do ambiente direto e indireto; da análise interna e da análise dos concorrentes, determina-se como a organização está, isto é, graças a aplicação do diagnóstico estratégico.
A finalidade do diagnóstico estratégico é principalmente fornecer uma fotografia da empresa e seu ambiente em determinado momento, o que serve para ampliar a visão dos gestores de acordo com a realidade da empresa e fornecer uma base para a formulação de um planejamento mais adequado a realidade da empresa e de acordo com o potencial da mesma, o que minimizará os riscos no curto, médio e no longo prazo.
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE INTERNA
A análise interna tem o objetivo de evidenciar as deficiências e qualidades da empresa, ou as suas forças ou fraquezas. Os seus pontos fortes ou fracos deverão ser determinados diante da sua atual posição produto versus mercado. Maximiano (2006) acrescenta que a análise interna que é “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”.
Para que sejam de fato, identificados os pontos fortes e fracos da organização é necessário realizar uma análise de alguns aspectos, são eles, as áreas funcionais (produção, marketing, recursos humanos e finanças), Aspectos organizacionais, Abrangência dos processos, Níveis de controle e avaliação, Critérios de avaliação e obtenção das informações.
Após ter feito a análise, comparar o resultado ao desempenho de outras empresas de destaque fará com que encontremos possibilidades de melhoria nos processos e nos produtos. A essa comparação de resultados chamamos Benchmarking que segundo (MAXIMINIANO, 2006) é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra.
Saber fazer a análise de maneira correta garantirá resultados capazes de causar transformações na organização. Dessa forma trataremos dos aspectos de análise de maneira mais detalhada.
- Áreas funcionais: refere-se à análise das macros funções de uma empresa, ou seja, marketing, finanças, produção e recursos humanos.
Na área de marketing deve-se diagnosticar o desempenho do sistema de distribuição, desenvolvimento de novos produtos, marca, força de vendas, promoção e propaganda, políticas de preços e organização do departamento de marketing. Ainda há grande importância quanto à pesquisa de mercado, por ser relevante ao processo decisório.
Na função financeira podemos subdividi-las em: análise dos índices financeiros ( índices de lucratividade, índices de liquidez, índices de alavancagem, índices de giro e períodos de cobrança) e análise do sistema planejamento e controle financeiro/contábil (estrutura da área financeira ,relatórios contábeis/financeiros, fluxo de caixa, decisões e ações financeiras, controles e orçamentos, etc.).
Na área de produção devemos analisar a eficiência da sua capacidade produtiva, considerando aspectos como: a instalação industrial, processo produtivo, programação e controle da produção, qualidade, sistema de custos, pesquisa e desenvolvimento, cadeia de suprimentos e processo produtivo.
A última função a ser analisada internamente é a área de recursos humanos. Devem-se considerar as atitudes da alta administração quanto ao fator humano da empresa, quanto à rotatividade dos empregados, ao índice de absenteísmo, à eficácia dos programas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
...