O Diagrama de Dispersão
Por: kelven04 • 16/3/2021 • Projeto de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
DIAGRAMA DE DISPERSÃO
Os diagramas ou gráficos de dispersão podem ser com duas ou mais variáveis, normalmente são representados por plano cartesiano. Estes diagramas ajudam a identificar uma relação de causa e efeito. Como por exemplo, vendas de máscaras e álcool em gel aumentaram por conta da demanda causada pela pandemia do corona vírus. Dependendo das variáveis, o gráfico poderá apontar resultados positivos ou negativos.
Para Seleme e Stadler (2010), quando um item depende de outro, dizemos que são itens interdependentes, ou seja, o que ocorre com um deles causa efeito no outro. Por exemplo, a temperatura em que uma peça é submetida determina o seu grau de dureza. Assim, para que o metal fique com a dureza desejada, devemos ter a temperatura adequada, o que mostra que, muitas vezes, é essencial estudar a relação entre duas variáveis associadas.
TIPOS DE RELAÇÕES ENTRE VARIÁVEIS
A relação entre as variáveis para avaliar essas análises é conhecida como correlação. Essas correlações podem ser classificadas em três tipos: positiva, negativa e nula.
CORRELAÇÃO POSITIVA: É quando há uma tendência dos pontos das duas variáveis em ordem crescente, ou seja, eu quando X aumenta e Y também aumenta. Exemplo: Se a temperatura aumenta, a venda de ar condicionados tende a aumentar também. [pic 1]
CORRELAÇÃO NEGATIVA: É quando há tendência dos pontos das duas variáveis em ordem decrescente, ou seja, em direções opostas quando X aumenta e Y diminui.
[pic 2]
CORREÇÃO NULA: É quando os pontos estão aglomerados e em grande dispersão, ou seja, não tendem nem a crescer nem diminuir. Isso significa que não existe correlação entre as variáveis.
[pic 3]
REFERÊNCIAS: https://ferramentasdaqualidade.org/diagrama-de-dispersao/
SALEME, ROBSON E STADLER, HUMBERTO; Controle da Qualidade – As ferramentas essenciais 2 edição Curitiba-PR, Editora IBPEX 2010
...